Amazônia Em Tempos Contemporâneos

Amazônia Em Tempos Contemporâneos: Entre Diversidades E Adversidades reúne autores que discutem a Amazônia brasileira, com base em seus trabalhos na região, expondo as diversidades que integram politicamente o contexto. Os autores são de formação diversificada e têm em comum a luta por um Brasil plural e democrático.
As políticas públicas no Brasil nem sempre contemplam a diversidade de modos de vida presentes no território nacional e, quando se trata de Amazônia ou Amazônias, as dificuldades de considerar as especificidades relativas a direitos étnica e racialmente diferenciados se avolumam.


Muitas vezes, as dificuldades apontadas produzem efeitos que comprometem as demandas oriundas dos movimentos sociais e os resultados obtidos pela parceria entre os povos tradicionais e os pesquisadores que se esforçam em criar propostas que indiquem novos caminhos para a educação escolar na Amazônia.
O projeto Patrimônio, Diversidade Sociocultural, Direitos Humanos e Políticas Públicas na Amazônia Contemporânea realizado em cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional (MN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) tentou ao longo de seis anos (2011-2016) compreender de forma interdisciplinar as múltiplas estratégias de negociação de identidades que se desenham pelos agentes sociais em face dos contextos de mudança acelerada por que passam os cenários urbanos e rurais da Amazônia na contemporaneidade.
Para realizar o objetivo, os pesquisadores colocaram foco nas questões relativas ao patrimônio material e imaterial em contextos de enfrentamento – velados ou abertos – em territórios tradicionais, em paisagens, em corpos e objetos que ganham importância como focos de negociações de identidades (étnicas, raciais, sexuais e de gênero) e direitos (à diferença), ao mesmo tempo em que as políticas públicas revelam as dificuldades, o despreparo, a surdez interessada do Estado em dar conta da gestão de uma sociedade na qual se clama pelo respeito à diversidade e pela necessidade de observância da pluralidade que nos representa.
Durante o período em que recebemos financiamento da CAPES e do CNPq, via PROCAD, muito se realizou em termos de formação e aperfeiçoamento de antropólogos, como proposto no plano inicial, inclusive no que diz respeito à interlocução intercultural. É assim que a coletânea ora apresentada integra autores indígenas, testemunho dos nossos avanços e limites no cenário histórico em que o projeto transcorreu.

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As políticas públicas no Brasil nem sempre contemplam a diversidade de modos de vida presentes no território nacional e, quando se trata de Amazônia ou Amazônias, as dificuldades de considerar as especificidades relativas a direitos étnica e racialmente diferenciados se avolumam.
Muitas vezes, as dificuldades apontadas produzem efeitos que comprometem as demandas oriundas dos movimentos sociais e os resultados obtidos pela parceria entre os povos tradicionais e os pesquisadores que se esforçam em criar propostas que indiquem novos caminhos para a educação escolar na Amazônia.
O projeto Patrimônio, Diversidade Sociocultural, Direitos Humanos e Políticas Públicas na Amazônia Contemporânea realizado em cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional (MN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) tentou ao longo de seis anos (2011-2016) compreender de forma interdisciplinar as múltiplas estratégias de negociação de identidades que se desenham pelos agentes sociais em face dos contextos de mudança acelerada por que passam os cenários urbanos e rurais da Amazônia na contemporaneidade.
Para realizar o objetivo, os pesquisadores colocaram foco nas questões relativas ao patrimônio material e imaterial em contextos de enfrentamento – velados ou abertos – em territórios tradicionais, em paisagens, em corpos e objetos que ganham importância como focos de negociações de identidades (étnicas, raciais, sexuais e de gênero) e direitos (à diferença), ao mesmo tempo em que as políticas públicas revelam as dificuldades, o despreparo, a surdez interessada do Estado em dar conta da gestão de uma sociedade na qual se clama pelo respeito à diversidade e pela necessidade de observância da pluralidade que nos representa.
Durante o período em que recebemos financiamento da CAPES e do CNPq, via PROCAD, muito se realizou em termos de formação e aperfeiçoamento de antropólogos, como proposto no plano inicial, inclusive no que diz respeito à interlocução intercultural. É assim que a coletânea ora apresentada integra autores indígenas, testemunho dos nossos avanços e limites no cenário histórico em que o projeto transcorreu.

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