Denis Diderot & Jean Le Rond D´Alembert – Enciclopédia Vol. VI: Metafísica

Posted on Posted in Filosofia

Enciclopédia, Ou Dicionário Razoado Das Ciências, Das Artes E Dos Ofícios Vol. VI: Metafísica – A Enciclopédia, símbolo de um dos maiores e mais complexos projetos editoriais da história, ganha sua mais abrangente tradução já feita em português. São cinco volumes, ilustrados com 173 imagens reproduzidas da edição original, que reúnem 298 verbetes selecionados segundo sua qualidade literária e nível de argumentação por Pedro Paulo Pimenta e Maria das Graças de Souza (organizadores da versão brasileira). Os textos são de 37 dos mais consagrados entre os 140 autores identificados na edição original, do século XVIII.
Os volumes abordam o sistema de conhecimentos, ciências e política, além de ética e estética (o primeiro tomo traz o plano da obra e apresentações, inclusive as da edição original).
O sexto volume da Enciclopédia de Diderot e d’Alembert em português – o último da coleção – foi concebido durante a preparação dos outros cinco volumes já publicados, quando ocorreu aos organizadores e editores que seria interessante reunir e traduzir verbetes dedicados a questões propriamente metafísicas – afinal, a Enciclopédia é conhecida, nos dias de hoje, como uma obra de Filosofia.
O pensamento do século XVIII é profundamente marcado pela presença das doutrinas e conceitos de grandes filósofos do século anterior, não somente Bacon, Newton, Locke, que os enciclopedistas reclamam como predecessores diretos de seu próprio pensamento, mas também Descartes, Malebranche, Espinosa e Leibniz.
É o período dito “moderno” da história da Filosofia. Pareceu justo que a revisão crítica, pelos enciclopedistas, de doutrinas de peso tão considerável, ganhasse destaque numa coleção como esta, voltada ao público em geral e aos leitores de Filosofia em particular. Três autores aparecem aqui pela primeira vez: o médico e astrônomo Jean-Henri-Nicolas Bouillet (1729-1790), autor dos verbetes Faculdade de apetição e Faculdade vital; Charles George Leroy (1723-1790), autor do verbete Instinto; e Jean Pestré (1723-1821), autor dos verbetes dedicados a Bacon e a Descartes.
A revisão da tradução beneficiou-se da publicação da edição integral da Enciclopédia em francês, publicada em versão on-line pela Garnier Classiques em novembro de 2016 a partir do exemplar da biblioteca da Sorbonne.

 

 

 

Deixe uma resposta