Penelope Fitzgerald – A Livraria

Posted on Posted in Literatura Estrangeira

A Livraria – Uma viúva de meia-idade, decide abrir uma livraria – a única – na pequena Hardborough, uma cidade costeira no interior da Inglaterra. Florence não esperava, contudo, que seu projeto pudesse transformar Hardborough em um campo de batalha: enquanto a influente e ambiciosa Violet Gamart, que tinha outros planos para a centenária casa que ela escolheu como sede, faz de Florence sua inimiga, a empreendedora também conquista um aliado na figura do excêntrico Sr. Brundish.
Na história de Florence Green enfrentando a cortês mas implacável oposição local, vê-se a denúncia de uma estrutura de privilégios apoiada em invejas e crueldades, e, no microcosmo de Hardborough, Penelope Fitzgerald monta um cenário repleto de detalhes precisos e personagens atemporais.
Florence tenta mudar a maneira como as coisas sempre foram feitas e, como resultado, tem de enfrentar não apenas as pessoas que se fazem de importantes, mas também forças naturais e até mesmo sobrenaturais. Esta é uma história para todos que se sentem tratados pela vida de uma forma menos justa que a merecida.
A narrativa de A Livraria é clara, precisa e econômica, com toques de ironia bem no estilo humor britânico. Elementos sobrenaturais também são citados com frequência – a Old House, local em que Florence vive e comanda sua livraria, é rodeada por assombrações – além de descrições exageradas de personagens, que os tornam bastante alegóricos e até mesmo oníricos.

Penelope Fitzgerald é uma das mais notáveis vozes da ficção britânica. Depois de se licenciar em Somerville College, Oxford, trabalhou na BBC e durante a guerra foi editora de um jornal literário, geriu uma livraria e ensinou em várias escolas, incluindo uma de teatro. Autora de nove romances, três dos quais – A Livraria, The Beginning of Spring e The Gate of Angels -estiveram na shortlist para o Booker Prize, ganhando o prémio em 1979 com Offshore. O seu último livro, A Flor Azul, em 1995 foi eleito como o Livro do Ano.

Camisa Bicicleta

Deixe uma resposta