Introdução Ao Pensamento Filosófico – Este livro pode ser considerado como uma espécie de con­vite que um dos mais importantes filósofos da atualidade faz aos seus leitores (sobretudo aos que, nos cursos do segundo ciclo e das Faculdades, se iniciam no estudo da Filosofia) para que pro­curem familiarizar-se com o pensamento filosófico a fim de me­lhor entenderem-se a si próprio e ao mundo em que vivem.
Por isso mesmo é que esta Introdução Ao Pensamento Filosófico está vasada em linguagem simples, de tom coloquial, embora a maneira por que enfoca os diversos temas, vá além da simples indagação empírica ou racional para chegar à própria raiz das coisas – ao verdadeiro significado e finalidade da existência.
Como ponto de partida, Karl Jaspers considera as experiên­cias evidentes, as realidades da natureza e da vida. Os principais lemas que aborda neste volume são: o homem e o universo; a história e o presente; a política; a liberdade; a sociologia e a psi­cologia; as cifras do mito e da metafísica; o amor e a morte; a filosofia do mundo. Com a clareza e o à-vontade de um emérito conversador, o grande mestre do existencialismo sumariza aqui a essência do seu pensamento acerca das principais questões com que se defronta toda pessoa consciente no mundo de hoje.
A filosofia é universal. Nada existe que a ela não diga respeito. Quem se dedica à filosofia interessa-se por tudo. Mas não há homem que possa tudo conhecer. Que distingue a vã pretensão de tudo saber do propósito filosófico de apreender o todo? O saber é infinito e difuso; dele se valendo, procura a filosofia aquele centro a que fazíamos referência. O simples saber é uma acumulação, a filosofia é uma unidade. O saber é racional e igualmente acessível a qualquer inteligência. A filosofia é o modo de pensamento que termina por constituir a essência mesma de um ser humano.
Em torno desse modo de pensamento é que estas conferências pretendem girar. Abertas para o real, seja o real o que for, tentam essas exposições descobrir o caminho que leva do real ao fundo das coisas, buscam, a partir desse fundo, lançar luz sobre as realidades. Tal a razão por que o problema reside em dar o salto em direção desta outra maneira de pensar.

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta