Ana Raquel Portugal & Outros (Orgs.) – Representações Culturais Da América Indígena

Posted on Posted in Ciências Sociais

Representações Culturais Da América Indígena discute a construção da narrativa histórica dos povos indígenas, refletindo sobre seu vínculo tenso e permanente com a perspectiva do Ocidente. Essa relação levou historiadores, antropólogos e linguistas, a partir de diferentes perspectivas e com diferentes tipos de fontes, a remexer nos discursos contidos nos testemunhos para encontrar o tradicional e o novo, o permanente e o que mudou nas representações e na identidade de nossas populações nativas, enfatizando sua contribuição cultural e social à configuração de nossas sociedades modernas e contemporâneas.
Nos dez ensaios que compõem Representações Culturais Da América Indígena, os autores recorrem a fontes documentais – iconografias, crônicas, filmes, registros orais – e à historiografia para abordar diferentes temas relativos à representação cultural dos grupos indígenas.
Os povos indígenas têm sido representados ao longo dos séculos através de imagens e escritos que auxiliam na construção de sua memória histórica. No período anterior à chegada dos europeus, pinturas em paredes de templos, esculturas e outros meios foram utilizados para conservar narrativas mitológicas, descrições de costumes e do cotidiano das populações autóctones. No período da conquista, os europeus passaram também a descrever os povos americanos, depreciando-os ou buscando compreender suas características culturais.
Nos dias de hoje, produções fílmicas e trabalhos de campo também ajudam a repensar a memória dessas populações. As representações simbólicas da América indígena nos permitem uma aproximação às várias histórias desses povos, que foram contadas de distintas formas de acordo com a época e os interesses vigentes. Estudos atuais resgatam a oralidade desses grupos étnicos descortinando suas crenças, costumes, símbolos, que possibilitam uma aproximação à sua realidade cultural. Nesta obra, os autores recorrem a documentos iconográficos, cronísticos, fílmicos, registros orais, bem como à historiografia, para abordar diferentes temas relativos à representação cultural dos grupos indígenas.
Representações Culturais Da América Indígena destaca a permanência da problemática da representação e compreensão da realidade das populações aborígenes desde a época da conquista e colonização até nossos dias.

    

 

 

Camisa Pilha De Livros

Deixe uma resposta