Menelaos Stephanides – A Odisseia

Posted on Posted in Literatura Estrangeira

A Odisseia, de Homero, é uma obra clássica de valor incomensurável. Juntamente com a Ilíada, ela marca o início da literatura ocidental, pois está entre os textos mais antigos de que se tem conhecimento.
Ainda hoje, quando alguém se refere a uma jornada emocionante, costuma chamá-la de odisseia. Mas o significado original da palavra está longe dessa aura de aventura: refere-se simplesmente à história do herói Odisseu.
Apesar de ter se notabilizado como um dos mais brilhantes chefes da Guerra de Troia, inicialmente Odisseu não queria tomar parte nela. Sua determinação em não lutar era tão grande que ele chegou a se fingir de louco para não ter que se juntar ao exército aqueu. Porém, apesar de toda a sua astúcia, o herói foi descoberto e acabou combatendo contra Troia.
Mas toda essa relutância tinha um bom motivo. Um sábio predissera que, se Odisseu partisse para Tróia, só retornaria 20 anos depois, tendo perdido todos os seus companheiros. E assim realmente aconteceu.
Após vencer a guerra e deixar Troia, Odisseu e seu exército erraram pelos mares, levados de costa a costa por ventos irrefreáveis. Por 10 anos, o herói vagaria sem rumo, enfrentando diversos perigos, totalmente a mercê do implacável Possêidon, o deus dos mares, enfurecido porque Odisseu ferira o ciclope Polifemo, seu filho.
Menelaos Stephanides reconta toda essa jornada de retorno e ainda as aventuras que Odisseu enfrentaria ao chegar à terra natal. Através de uma linguagem simples, o autor proporciona um primeiro contato agradável e de fácil compreensão com essa grande obra da literatura mundial – A Odisseia.

Menelaos Stephanides, é grego: embora nascido em 1923 em Istambul, na Turquia, como milhares de outros gregos foi exilado com sua família e estabeleceu-se em Atenas, na Grécia. Estudou economia na Universidade Nacional, em Atenas. Sua paixão pela mitologia grega levou-o a dedicar-se, durante 25 a estudar os mitos e recontá-los para as jovens gerações. Em 1976, seus livros foram homologados pelo Ministério da Educação Grego para as escolas públicas. Em 1989 recebeu pelo conjunto de sua obra, a menção Pier Paolo Vergerio para Literatura Infantil em Pádua, Itália. Seus trabalhos têm sido traduzidos e publicados em vários idiomas.

Camisa Digitalizado

Deixe uma resposta