Pedro De Souza (Org.) – Brasil, Sociedade Em Movimento

Posted on Posted in Ciências Sociais

Brasil, Sociedade Em Movimento – Como conciliar a dependência econômica do Brasil com a revolução tecnológica mundial? Como evitar os riscos da brusca mudança climática? De que forma alinhar as expectativas da sociedade brasileira com um mundo em constante transformação?
De acordo com Rosa Freire D’Aguiar, Brasil, Sociedade Em Movimento é um retrato de corpo inteiro do Brasil atual, desta sociedade em movimento que se busca, se indigna, inova, recua, avança. Que, em suma, persegue um pais melhor, capaz de refletir uma das tantas assertivas de Celso Furtado sobre o desenvolvimento: um processo que coaduna, numa sociedade aberta, a elevação do nível de vida material, a homogeneização social e a ampliação do horizonte de aspirações de cada um.
Brasil, Sociedade Em Movimento é uma coletânea de 45 artigos de pesquisadores nacionais e internacionais, que discorrem sobre os obstáculos, as aspirações e reivindicações do modelo de desenvolvimento brasileiro. E sobre nossas relações com a América Latina e o Caribe, a Europa, a Ásia e o Oriente Médio. É, acima de tudo, um retrato de corpo inteiro do Brasil em 2015, de uma sociedade em movimento que se busca, se indigna, inova, recua e avança.
Como escreve o organizador da obra, o jornalista Pedro de Souza, ex-superintendente executivo do Centro Celso Furtado : “Onde o modelo de desenvolvimento brasileiro falhou? Como alinhar as expectativas da sociedade brasileira em um mundo em constante transformação? Para refletir sobre estes temas em meio à turbulência político-social dos últimos tempos no Brasil, o Centro Celso Furtado reuniu análises de diversos especialistas no livro Brasil, Sociedade Em Movimento, abordando desde problemas estruturais da economia do país até os anseios das manifestações de 2013, e as condições necessárias para a construção de um futuro em que o espaço público prevaleça e que a centralidade excludente do capital e dos poderes deixe de imperar”.

Camisa Mosaico

Deixe uma resposta