Daniel Cardoso Tavares – Socialismo Cooperativista E Democracia Direta No Brasil

Posted on Posted in Ciências Sociais, Direito

Socialismo Cooperativista E Democracia Direta No Brasil: : Um Modelo De Constituição Socialista Revolucionária E Democrática – O livro traz um modelo de constituição brasileira hipotética, implementando o socialismo cooperativista em superação ao capitalismo, assim como um novo Poder e mecanismo de democracia direta para aprovação de leis.
Também implementa a escolha popular das destinações de parte do orçamento público em sistema de orçamento participativo nacional.
O conteúdo deste trabalho criativo, que não representa ação política de qualquer partido específico, mas uma mera tentativa de tornar pragmáticas noções muitas vezes abstratas, pode ser compreendido em três direções:
a) Fim do capitalismo: na forma da socialização dos meios de produção a partir do cooperativismo. A proibição de que qualquer empreendedor tenha funcionários leva à superação do capitalismo e ao fim da a mais-valia.
Sozinhos ou em cooperativas, os trabalhadores não serão explorados e poderão atuar em liberdade assistida, produzindo e trocando bens e serviços com liberdade. Sob o olhar atento do Estado, que intervirá sempre que houver desequilíbrios em desfavor da população. É, talvez, um esforço dialético entre o cooperativismo socialista de livre-mercado e o estatismo pesado. Palavra-chave: justiça.
b) Garantia de direitos e proteção do indivíduo: a partir do reforço do artigo 5º, mantido inalterado em sua numeração, objetivando ampliar os direitos e evitar abusos, inclusive neste momento de descobertas genéticas e computacionais com limites incertos. Palavra-chave: direitos humanos.
c) Construção de um novo modelo político: independente do socialismo, voltado para a democracia direta. Trata-se de um novo modelo político, com um sistema que, até onde vai a ignorância deste autor, não foi implementado em qualquer outro lugar. Sendo pesadamente influenciado pelo modelo de referendos populares, funcionado com base em tecnológicas de informática. Ele busca dar amplo controle popular sobre os diferentes Poderes. Traz um novo Poder, que tem por função receber e administrar as demandas populares, incluindo o controle, por meio do voto direto, da destinação de recursos públicos sem alocação prévia. Também foi dado grande peso aos professores e acadêmicos, em uma sociedade que tem como fundamento o conhecimento. Palavra-chave: democracia.

Camisa Pessoa

Deixe uma resposta