Chico Castro – A Coluna Prestes No Piauí

Posted on Posted in Ciências Sociais, História

A Coluna Prestes No Piauí – Fruto de exaustivo trabalho do autor, a elaboração do livro envolveu pesquisa de documentos e registro de depoimentos de testemunhas da passagem da Coluna Prestes pelo estado do Piauí.
O volume inclui o relato dos “revoltosos” (como eram chamados os membros da Coluna no Piauí e no Maranhão). O diário de bordo da Coluna, escrito por um daqueles “revoltosos”, Lourenço Moreira Lima, publicado sob o título A Coluna Prestes, marchas e contramarchas, refere-se à sua passagem por aquele estado nordestino, onde sofreu grandes reveses militares.
A pesquisa de Chico Castro complementa as informações de que já se dispunha e enriquece a historiografia brasileira sobre esse importante acontecimento dos anos 20. A passagem da Coluna e o cerco imposto a Teresina têm feito, desde então, parte do imaginário da população piauiense.
Um simples olhar sobre a história do século XX no Brasil é o suficiente para levantar a suspeita de que a cada dia o interesse pelo assunto não para de crescer. Os livros, as teses, os ensaios e os artigos são aprova fiel de que estas suposições se transformam numa realidade indiscutível para quem, vivendo o presente, procura compreender as vicissitudes do passado.
Este livro deveria ter saído em 2005 para comemorar os 80 anos da passagem da Coluna Prestes pelos sertões do Piauí. Ás dificuldades de publicação não permitiram a realização de tal intento.
O leitor terá, a principio, vários ensaios introdutórios sobre a história do país como forma de lembrar para não esquecer as particularidades hegemônicas da colonização, o primeiro e o segundo reinados, a República Velha e, por fim, o movimento tenentista e sua consequência mais imediata, a épica marcha da Coluna Prestes pelo interior do Brasil
É evidente que os referidos ensaios são peças que formam, sem se aprofundar, um breve panorama daqueles períodos, deixando para o final o relato sobre a ação dos rebeldes nas duas vezes em que estiveram no Piauí.

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta