Comunicações Do 2º Encontro Discente De História Da UFRGS

Comunicações Do 2º Encontro Discente De História Da UFRGS - Nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2017, o corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGH-UFRGS), por meio de sua representação discente, promoveu o II Encontro Discente de História.
O objetivo, mais uma vez, foi promover diálogos de pesquisa entre discentes de diferentes instituições. Motivados pelo interesse em debater sobre os desafios da pesquisa e do ensino na área de História, o evento buscou promover discussões transversais, considerando problemáticas comuns a pesquisas de áreas diversas da História.


Realizado nas dependências do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UFRGS, o evento reuniu estudantes de graduação e pós-graduação em História de diversas instituições de ensino superior inscritos em seis eixos temáticos. Os eixos temáticos buscavam abranger trabalhos de diferentes recortes temporais, perspectivas teóricas e metodologias, a partir de questões norteadoras.
Assim, os trabalhos dividiram-se em seis eixos: Fontes e escritas da História; Metodologias de pesquisa e práticas de Ensino de História; Tempo, memória e usos do passado; Subalternos, dominação e resistência; Elites e Povo na História; e Autoritarismos, violência e conflitos. Como resultado, apresentamos esta publicação que reúne trabalhos apresentados e discutidos durante o evento.
Na primeira parte, temos trabalhos inscritos nos eixos Fontes e escritas da História; Metodologias de pesquisa e práticas de Ensino de História, que abrangeram pesquisas de temas clássicos e atuais de Teoria e Metodologia da História, e aquelas que, ancoradas em problemas de natureza epistemológica, abordaram textos historiográficos (e não propriamente historiográficos) ao longo do tempo e do espaço, focando tanto a operação que os produziu, como a sua edição, circulação, reprodução, recepção e crítica.
A preocupação foi discutir questões relacionadas a escrita da história e as urgências do tempo presente. O que o(a) historiador(a) pode propor frente aos desafios e dilemas do mundo contemporâneo?
Quais potências e limites são colocados pelas condições de possibilidades atuais da escrita da história? Se a história pode mais do que ser escrita, de que outras linguagens fazer uso? Como interagir, através delas, com públicos vastos e diferenciados? De que tipo de história uma sociedade democrática necessita? Onde encontrar outros fundamentos possíveis para a historiografia em um ambiente em que ela é desacreditada e, sobretudo, ameaçada?

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Comunicações Do 2º Encontro Discente De História Da UFRGS

Comunicações Do 2º Encontro Discente De História Da UFRGS – Nos dias 06, 07 e 08 de novembro de 2017, o corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGH-UFRGS), por meio de sua representação discente, promoveu o II Encontro Discente de História.
O objetivo, mais uma vez, foi promover diálogos de pesquisa entre discentes de diferentes instituições. Motivados pelo interesse em debater sobre os desafios da pesquisa e do ensino na área de História, o evento buscou promover discussões transversais, considerando problemáticas comuns a pesquisas de áreas diversas da História.
Realizado nas dependências do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UFRGS, o evento reuniu estudantes de graduação e pós-graduação em História de diversas instituições de ensino superior inscritos em seis eixos temáticos. Os eixos temáticos buscavam abranger trabalhos de diferentes recortes temporais, perspectivas teóricas e metodologias, a partir de questões norteadoras.
Assim, os trabalhos dividiram-se em seis eixos: Fontes e escritas da História; Metodologias de pesquisa e práticas de Ensino de História; Tempo, memória e usos do passado; Subalternos, dominação e resistência; Elites e Povo na História; e Autoritarismos, violência e conflitos. Como resultado, apresentamos esta publicação que reúne trabalhos apresentados e discutidos durante o evento.
Na primeira parte, temos trabalhos inscritos nos eixos Fontes e escritas da História; Metodologias de pesquisa e práticas de Ensino de História, que abrangeram pesquisas de temas clássicos e atuais de Teoria e Metodologia da História, e aquelas que, ancoradas em problemas de natureza epistemológica, abordaram textos historiográficos (e não propriamente historiográficos) ao longo do tempo e do espaço, focando tanto a operação que os produziu, como a sua edição, circulação, reprodução, recepção e crítica.
A preocupação foi discutir questões relacionadas a escrita da história e as urgências do tempo presente. O que o(a) historiador(a) pode propor frente aos desafios e dilemas do mundo contemporâneo?
Quais potências e limites são colocados pelas condições de possibilidades atuais da escrita da história? Se a história pode mais do que ser escrita, de que outras linguagens fazer uso? Como interagir, através delas, com públicos vastos e diferenciados? De que tipo de história uma sociedade democrática necessita? Onde encontrar outros fundamentos possíveis para a historiografia em um ambiente em que ela é desacreditada e, sobretudo, ameaçada?

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog