Ricardo Henrique Vieira De Melo – Versando Saúde Coletiva

Posted on Posted in Enfermagem, Medicina, Poesia, Saúde

Versando Saúde Coletiva: Textos, Poemas & Rodapés – Este livro traz uma narrativa de um Mestre em Saúde da Família e na arte do fazer literário, conforme o pensamento de Ítalo Calvino expresso no seu livro: Seis propostas para o próximo milênio.
Calvino, em cinco conferências, faz alusão ao que deveria guiar o fazer literário: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade e multiplicidade, na perspectiva de conjugar uma linguagem que alcance a volatilidade da leveza, envolva com rapidez a transição entre o liame verbal e o liame narrativo, incorpore a formação de ideias visuais nítidas capazes de traduzir detalhes do imaginário, dando assim visibilidade e criatividade ao seu caráter polissêmico, e revele a multiplicidade da confluência dos métodos interpretativos com seus vários estilos de expressão, no que chamou de romance enciclopédico.
Ricardo Henrique Vieira de Melo incorpora neste livro, as seis lições de Calvino de forma criativa em um diálogo inteligente com sensibilidade, humor e arte.
A primeira parte traz textos que abordam temas atuais e importantes para a saúde coletiva, tais como: o modelo biomédico, a ética, a clínica ampliada e as correntes filosóficas contemporâneas em uma linguagem ágil e criativa do texto com o contexto.
A segunda parte se refere a poemas sobre temas diversos presentes no mundo vivido, tais como: acolhimento, redes, cultura da paz, finalização do mestrado em saúde da família, significado do ser mestre, além da experiência como preceptor de programa educativo, revelando uma rede de conexões entre o conhecimento e os fatos, com rimas e metáforas, com agilidade no estilo e leveza, despertando um interesse especial no leitor.
O livro nos leva a navegar em um mar de palavras que dançam nas ondas e configuram, como diz o autor, um manifesto artístico fenomenológico e dialético, provocadores de reflexões, a partir de um diálogo surpreendente entre o pensamento e a poesia.
Vamos mergulhar na leitura dessa produção viva e brilhante, recebendo e curtindo a dádiva oferecida!

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta