Prefácios E Entrevistas – Com linguagem leve e ousada, Monteiro Lobato se mostrava muito à vontade nos prefácios que escrevia. Ao longo da vida, foram inúmeros textos produzidos com conteúdo, opinião e humor refinado que compuseram os livros de escritores já consagrados e também de alguns admiradores do prestigiado autor.
Prefácios E Entrevistas, organizado pelo próprio Lobato em meados dos anos 1940, reúne 20 prefácios selecionados por ele entre os inúmeros que escreveu. Os textos passeiam pelos mais variados temas com filosofia, ciência, história, religião e petróleo.
Há também 17 entrevistas concedidas para diversos veículos de comunicação que procuravam Lobato para obter declarações sobre os mais diversos assuntos.
Nelas, a irreverência do criador de Emília está mais do que presente, em respostas que falam sobre sua vida como escritor, obras publicadas, além de opiniões a respeito do Brasil, ainda sob o regime do Estado Novo, e do mundo, às voltas com a Segunda Guerra.

Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. “O Sítio do Pica-pau Amarelo” é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a “Editora Monteiro Lobato” e mais tarde a “Companhia Editora Nacional”.
Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.
Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Alfabetizado pela mãe, logo despertou o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô o Visconde de Tremembé.
Desde menino já mostrava seu temperamento irrequieto, escandalizou a sociedade quando se recusou fazer a primeira comunhão. Fez o curso secundário em Taubaté. Com 13 anos foi estudar em São Paulo, no Instituto de Ciências e Letras, se preparando para a faculdade de Direito.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta