Francisco Ivan & Samuel Lima (Orgs.) – Saberes E Sabores Do Barroco

Posted on Posted in Artes, Cinema, Letras, Literatura

Saberes E Sabores Do Barroco – Na primeira cena da peça “La vida es sueño”, de Pedro Calderón de la Barca, a personagem Rosaura questiona: “Hipogrifo violento, que corriste parejas con el viento, ¿dónde, rayo sin llama, pájaro sin matiz, pez sin escama, y bruto sin estinto natural, al confuso laberinto de esas desnudas peñas te desbocas, te arrastra y despenãs?”.
É com esse questionamento que apresentamos ao leitor estas páginas de leitura diletante sobre arte, cinema e literatura. Leitura do Barroco.
Figure o leitor a imagem do confuso labirinto, estonteante, inebriante, caótico em que se sobrepõe a estética barroca e seus muitos saberes e sabores. Estamos diante de um livro fruto do X Colóquio de Estudos Barrocos/III Seminário Internacional de Arte e Literatura Barrocas, realizado nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre os dias 29, 30 e 31 de outubro de 2014.
O tema, para comemorar uma década do nosso evento, não poderia ser mais propício Saberes E Sabores Do Barroco. Essa constante que une as pontas do tempo tem provocado grande frisson nos investigadores e amantes das artes, pois temos provado dos seus muitos sabores, às vezes amargos, mas também frutais, cítricos, adocicados; temos provado também, em grande medida, dos saberes barrocos sobre a ciência, a arquitetura, a pintura, a música, a poesia, a vida barroca.
Tudo tem nos motivado a ampliar nossas investigações, nossas parcerias e divulgar os resultados do nosso trabalho, razão pela qual vimos realizando há dez anos o Colóquio de Estudos Barrocos.
Saberes E Sabores Do Barroco está composto por doze capítulos produzidos pelos participantes das sessões de comunicação do Colóquio, que foram selecionados pela Comissão Científica do evento. Através deles, o leitor poderá dialogar com os diversos temas e autores, como Gregório de Matos, Julio Cortázar, Jorge de Lima, Augusto dos Anjos, São João da Cruz, Murilo Mendes, Calderón de la Barca, Jacques Lacan, Sotomayor, Ignacio de Loyola e Sousândrade, uma verdadeira constelação de artistas.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta