Simone Caputo Gomes & Outros (Orgs.) – Literatura Cabo-Verdiana

Posted on Posted in Letras, Literatura

Literatura Cabo-Verdiana: Leituras Universitárias reúnem 17 ensaios de pesquisadores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, em homenagem aos trinta e nove anos de investigação e trabalho de Simone Caputo Gomes com a literatura e a cultura de Cabo Verde, pioneiro na área.
Os artigos abordam autores e obras cabo-verdianos desde o século XIX até a atualidade e dão mostra da importância que os estudos acerca dessas literaturas vêm assumindo nas últimas décadas. Cabo Verde, país africano formado por dez ilhas, tem sido tema de muitas teses e dissertações de cursos de pós-graduação em universidades de vários países.
Destacamos algumas, sob a forma de ensaios que contemplam várias obras de Germano Almeida; alguns destaques da Literatura Infantil e Juvenil; as ressonâncias da obra de Manuel Bandeira em textos literários cabo-verdianos; a obra de poesia e prosa de Eugénio Tavares; a loucura na ficção de Dina Salústio e seu poder libertário; as poéticas de Corsino Fortes, Vera Duarte, José Luiz Tavares e Arménio Vieira; Claridade e sua revisitação analítica; os contos de Fátima Bettencourt; a prosa e poesia de Filinto Elísio; a ficção de Virgílio Pires; os contos de Ivone Aida e Orlanda Amarílis.
A publicação desta coletânea é, portanto, ímpar na área de Estudos Cabo-verdianos e uma contribuição inestimável aos interessados nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Abarcando um período da Literatura Cabo-verdiana em poesia e prosa que se estende dos séculos XIX a XXI, as pesquisas puderam gerar artigos e capítulos nacionais e internacionais, além de alguns livros, produção especializada diversificada que pôde gerar os textos desse livro, que considero, com orgulho de mãe acadêmica ou de irmã acadêmica mais velha, relevantes para o maior conhecimento da Literatura Cabo-verdiana, tão rica, mas cuja divulgação ainda não faz jus à sua importância.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta