Rosana Rodrigues Da Silva & Marta Helena Cocco (Orgs.) – Nossas Vozes, Nosso Chão

Posted on Posted in Letras, Poesia

Nossas Vozes, Nosso Chão é o segundo volume de antologia poética comentada, de autoria de um grupo de pesquisadores universitários, movidos pela necessidade de produzir material didático que contemple a poesia produzida em Mato Grosso, sob a perspectiva de análise de aspectos estruturais e culturais.
A intenção é que os textos não se dirijam apenas a estudantes de Letras de graduação e pós-graduação, mas que possam servir de material de apoio aos estudantes de ensino médio. Nesta edição, enfatizamos a produção do início e de meados do século vinte, sendo que, alguns dos autores, de maior longevidade, continuaram produzindo até o fim do século.
Os leitores perceberão que os poemas apresentados se situam num momento de transição de composições que atendiam às exigências da forma (metro regular, esquema de rimas e de ritmo regulares, vocabulário rebuscado, etc.) para composições em versos livres, despreocupados com a métrica e a rima, traduzindo uma certa naturalidade da escrita e incorporando temas mais próximos das camadas populares e não apenas da elite econômica e/ou intelectual.
Dentre os autores selecionados, Dom Aquino e Jose de Mesquita representam melhor a estética clássica e em seus textos vislumbra-se a influência das escolas romântica, parnasiana e simbolista. Amélia Verlangiere e Maria Arruda Muller variam entre um estilo clássico e outro moderno.
Já Lobivar de Matos é o que melhor adota as propostas modernistas do verso livre e da inclusão de temas populares em seus versos. Esperamos que esta edição promova a circulação de textos importantes da nossa literatura, lançando olhares que ajudem a compreender a produção local como expressões da nossa cultura, da formação das nossas identidades e da sobrevivência da nossa memória.
Nossas vozes, como disse Rosana Rodrigues na apresentação do primeiro volume, são plurais; nosso chão é vasto e com muito a ser pesquisado, valorizado e difundido. Quanto mais inquirirmos sobre o que nos constitui, melhor conheceremos o outro e a nós mesmos, e maiores serão as possibilidades de crescimento.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta