Reinaldo José Da Silva (Org.) – Integridade Ambiental Da Represa De Jurumirim

Posted on Posted in Biologia, Ecologia

Integridade Ambiental Da Represa De Jurumirim – A bacia hidrográfica do Alto Paranapanema (BH-AP), na qual está inserida a represa de Jurumirim, faz parte da chamada 14ª Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRH), localizada no sudoeste do estado de São Paulo. A BH-AP, com área de 22.795 km2, é formada pela bacia de drenagem da represa de Jurumirim, e cobre 78% do total da 14ª UGRH. Inclui também parte da bacia hidrográfica da represa de Chavantes, outra que lhe segue na “cascata”, ao longo do rio Paranapanema, importante afluente do rio Paraná, onde deságua.
A nascente do rio Paranapanema (cuja origem etimológica é do tupi-guarani e significa: “Paraná” = rio, e “Panema” = impróprio para navegação e pesca) situa-se no município de Capão Bonito (SP), na serra Agudos Grande, aproximadamente a 100 km da região costeira do Oceano Atlântico Sul. Seu curso de água flui em sentido interior para desembocar no rio Paraná, no município de Rosana (SP), na divisa com o estado de Mato Grosso do Sul. Portanto, é ecossistema lótico de caráter endorreico.
O rio Paranapanema tem uma extensão estimada em 830 km, desde sua nascente (a 900 m de altitude) à sua foz (a 239 m de altitude), e um desnível entre as suas extremidades de 661 m, ou seja, de 0,8 m km-1. Em toda a sua extensão, o desnível do rio não é uniforme, visto que, entre Capão Bonito e o local da barragem de Jurumirim, é de 360 m, ou seja, uma declividade média de 1,8 m km-1.
Extensa rede fluvial constitui a bacia hidrográfica do rio Paranapanema, sendo esse o principal tributário formador do ecossistema lacustre artificial – a represa de Jurumirim. Durante o seu percurso, desde a nascente até a sua foz (na represa), o rio Paranapanema recebe a contribuição dos seguintes afluentes em sua margem direita: rios Guapiara, Turvo, Itapetininga, Guareí, Capivara, Santo Inácio, ribeirões dos Veados, Correntes, Pedra Pedra e Bonito; e na margem esquerda: ribeirão do Poço, rios Paranapitinga, Apiaí, ribeirões Indaiatuba, Capivara e rio Anta Brava. Portanto, são dez afluentes pela margem direita e seis na esquerda.

   

 

 

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta