Maria Rita Marques De Oliveira & Outros (Orgs.) – O Tecido Da Rede-SANS

Posted on Posted in Nutrição, Saúde

O Tecido Da Rede-SANS relata a trajetória de formação da Rede-SANS e a experiência de cada ator que fez parte desse processo. Fala das dificuldades, ganhos e aprendizados em dois anos de intenso trabalho ocorrido durante a execução do convênio Unesp/Finep, priorizando as atividades de extensão inseridas num projeto de pesquisa e desenvolvimento.
O Tecido Da Rede-SANS  apresenta os resultados do trabalho em linguagem não acadêmica, buscando fazer uma reflexão sobre todo o processo e seu impacto na política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do estado de São Paulo.
O conteúdo inclui as experiências pregressas do grupo que concebeu o projeto de articulação; seu processo de construção; o trabalho propriamente dito da Rede-SANS; as vivências durante a pesquisa; o redesenho da proposta no decorrer de sua introdução; e a avaliação dos resultados daquilo que se propôs a fazer em dois anos. Trata de uma prestação de contas à sociedade sobre o uso que se fez dos recursos públicos.
A maior parte foi escrita na terceira pessoa, mas com grande risco de retratar a opinião da autora principal. Não convém falar pelos outros, porém menos adequado ainda é assumir para si a autoria daquilo que foi coletivamente construído. Poderia ter sido escrito numa linguagem mais impessoal, contudo, o processo de construção da Rede-SANS foi, além de tudo, afetivo e caloroso.
Assim, deixaremos tal linguagem para as publicações em periódicos científicos. O livro é recheado de relatos dos bolsistas que atuaram na Rede durante esses dois anos, agrupados conforme a função e cenários de atuação no projeto, e interpretados e sumarizados por Carla Maria Vieira.
Aborda a execução da pesquisa da Rede-SANS na atenção primária à saúde, as condições de trabalho e o que pensam os trabalhadores da área no estado de São Paulo a respeito da segurança alimentar e nutricional. Esses relatos e interpretações são de autoria de Flávia Negri e Carla Maria Vieira.
O Tecido Da Rede-SANS  é um livro carregado de detalhes, que busca ser transparente, falando de êxitos e fracassos. Pretende servir de referência para os que quiserem se aventurar nessa trajetória, colocando um pequeno feixe de luz no emaranhado de conexões e possibilidades com que se depara no caminho da construção coletiva; como se sabe, “o caminho se faz ao caminhar”.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta