Flavio Benites & Marta Cocco (Orgs.) – A Língua Nossa De Todo Dia

Posted on Posted in Letras, Linguística

A Língua Nossa De Todo Dia – Os textos que compõem este livro resultam de pesquisas realizadas na área da Linguagem e das Ciências Humanas e, portanto,trazem reflexões que apontam para a pluralidade de perspectivas científicas. Algumas dessas reflexões foram apresentadas no IV Colóquio Internacional de Letras, evento realizado, em setembro de 2014, pelo Curso de Letras do Campus de Tangará da Serra. Outras produções são de pesquisadores de Instituições parceiras com as quais mantemos uma interlocução em grupos de pesquisas.
O autor do texto Discurso e argumentação: políticas de/da memória no texto publicitário reflete sobre o funcionamento discursivo de propagandas eleitorais. Mais especificamente, sobre os modos como as relações entre língua e história constroem a argumentação na textualização da política. O autor compreende que, nas campanhas publicitárias das quais as propagandas eleitorais fazem parte, frequentemente, a argumentação (re)produz discursos identitários; por isso, analisa essa articulação entre argumentação e discurso por meio de um deslocamento na concepção de argumentação.
Em Perspectiva sociocultural en la enseñanza del español, a autora aborda a pertinência de se considerar a perspectiva sociocultural no ensino de uma língua materna ou estrangeira. Para além de simples decodificação de elementos linguísticos, a autora considera necessário levar em conta a cultura da língua que se está ensinando, já que, na interação cotidiana, dialoga-se com um sujeito plural que possui um devir histórico e cultural que o condiciona e se manifesta nas expressões que emprega.
Consideram-se também outras dimensões, como a ideologia, os valores, a moral etc, cuja interpretação é possível somente a partir de uma aproximação transdisciplinar, de uma perspectiva semiótico-discursiva. Assim, a autora propõe uma ampliação da perspectiva de ensino e aprendizagem, transcendendo os limites da aula para se chegar a questões sociais e culturais, já que considera esta a segunda fase do aprendizado de toda língua.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta