Dalva Maria Bianchini Bonotto & Maria Bernadete Sarti Da Silva Carvalho (Orgs.) – Educação Ambiental E Valores Na Escola

Posted on Posted in Ecologia, Educação

Educação Ambiental E Valores Na Escola apresenta o resultado de parte dos trabalhos desenvolvidos que têm se voltado à formação continuada de professores com a finalidade de subsidiar práticas pedagógicas que contribuam com o trabalho educativo vinculado à temática da Educação Ambiental e o trabalho com valores.
Articulada a essa tarefa, nos propomos a investigar como se dá tal formação e a prática docente no contexto da escola pública e das reais condições de trabalho do professor. Ao envolver os professores da universidade, da escola de educação básica e também graduandos e pós-graduandos, o desenho do projeto vem propiciando um entrelaçamento profícuo de experiências entre esses diferentes protagonistas e, portanto, a formação de todo o grupo.
Educação Ambiental E Valores Na Escola é fruto das atividades realizadas pelo grupo constituído no ano de 2013, abrangendo os projetos de ensino desenvolvidos durante o processo formativo e reflexões realizadas a partir dessa experiência. Com ela ressaltamos nossa luta pelo resgate do professor como um profissional autônomo, crítico, criativo, que se dispõe a aprender com as reflexões sobre a prática que inventa e não somente reproduz.
No primeiro semestre de 2013, esse grupo esteve envolvido basicamente com estudos e discussões sobre a temática do projeto. Após esse período, e já no segundo semestre letivo, o grupo se distribuiu em quatro subgrupos de trabalho para a construção, em cada subgrupo, de um projeto de ensino que cada professor desenvolveria com uma de suas classes/turmas.
Considerando a possibilidade de inserção da temática ambiental como tema transversal e a abordagem interdisciplinar dentro de cada disciplina, cada subgrupo escolheu desde o assunto a ser tratado no plano (em sua relação com a temática ambiental e o trabalho com valores, o foco do curso), até as atividades a serem realizadas e o número de aulas necessário ou possível para isso, considerando as demandas do dia a dia da escola, além de outras questões.
Com isso, durante o terceiro bimestre letivo, e envolvendo sempre o grupo da universidade que dava apoio aos professores, o trabalho culminou com o desenvolvimento dos quatro planos de ensino ao longo do terceiro e quarto bimestres letivos.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta