Agnaldo Rodrigues Da Silva – Teoria Literária: Poética E Teatro

Posted on Posted in Literatura, Poesia, Teatro

Teoria Literária: Poética E Teatro – A natureza do fenômeno literário e a função da literatura. Gêneros literários: conceitos e evolução. Pressupostos teóricos norteadores dos estudos literários. O universo poético: formas e associações imagéticas. A lírica, a épica e a dramática.
Este fascículo, Teoria Literária – poética e teatro, apresenta ao leitor uma reflexão sobre a formação da disciplina enquanto ciência que servirá de aporte inicial para os estudos e ensino literário nos cursos de Letras.
O fascículo nos brinda com a apresentação dos conceitos gerais que constitui a disciplina como uma das áreas do conhecimento para a formação humanística e ela nos é apresentada sob vários olhares e de forma plural, nos mostrando o que vem a ser esse lugar na ciência.
O autor procura traduzir de forma clara e precisa o movimento político intelectual que compreende o fenômeno literário, perpassando pelas diversas escolas da literatura universal, bem como, o processo da produção literária brasileira, e como esta produção vai construindo continuamente o lugar específico da crítica literária no Brasil ao longo de sua constituição histórica.
Assim, o autor nos instiga a investigar, sob o viés teórico interpretativo, conceitos já cristalizados, que no próprio funcionamento de linguagem nos mostra as nuances que o constitui, sua metamorfose polissêmica, o movimento próprio de linguagem.
O que se pode compreender por Teoria Literária? Há muitos conceitos a respeito dessa nomenclatura, principalmente quando defrontamos com vários livros que propuseram compor temas e tópicos que elucidassem tanto a compreensão da disciplina quanto seus pressupostos teóricos e críticos. Pode-se, desse modo, indicar dois conceitos, não definitivos, sobre a teoria literária: o primeiro refere-se a ela como ciência; o segundo como disciplina.
Como ciência, a Teoria Literária analisa e interpreta o texto literário, tanto nos seus aspectos formais (camadas visíveis) quando semânticos (camadas invisíveis). Sob uma perspectiva fenomenológica, trata-se de uma ciência do conhecimento, cuja função é compreender pela análise e interpretação as linhas e entrelinhas do texto literário, nos seus mais diversos gêneros e espécies. Por este viés, ela toma um caráter analítico e cientificista, uma vez que oferece elementos à compreensão interna do texto, a partir do conhecimento de suas partes estruturais.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta