Joice Beatriz Da Costa & Ricardo Lavalhos Dal Forno (Orgs.) – Hermenêutica E Filosofia Primeira

Posted on Posted in Filosofia

A Filosofia Primeira ou Metafísica e a Hermenêutica investigam aquilo que não é puramente empírico, como é o caso das relações, das ações, dos fatos, das propriedades e dos estados de coisas.
Pela primeira, temos durante o período, sobretudo, até I. Kant , as diversas tentativas em diferentes épocas e autores, em conhecer os objetos da metafisica (termo referente à Filosofia primeira em Aristóteles e seus sucessores), a saber: Deus, Liberdade e Imortalidade. Na tradição filosófica estes três objetos são postos sob a égide dos conceitos de ser e de ente.
A pergunta filosófica clássica, sabemos bem que era: “O que é?” referente a cada um de tais objetos da Metafisica. “Todo o ser humano, por natureza, deseja o saber” . Noutro escrito, o Sobre a interpretação , Aristóteles tratará da interpretação, da hermenêutica num certo sentido.
Portanto, até Kant, podemos afirmar que se desenvolveu uma tradição filosófica voltada à questão do conhecimento metafísico. Com Kant temos, através de sua revolução copernicana na filosofia, a investigação da metafísica do conhecimento de onde ele desenvolveu as seguintes questões: “O que é conhecer?”, “Quais os limites do conhecimento empírico e do conhecimento a priori?”
No final do século XVIII se desenvolveu teoricamente a hermenêutica como exegese dos textos clássicos: jurídicos, bíblicos e teológicos. Neste cenário, surgem as grandes traduções de tais textos, como as traduções feitos dos Diálogos de Platão, por F. Schleiermacher. A interpretação dos textos clássicos, neste período, adquire o estatuto de pergunta filosófica.
No final do século XVIII e início do século XIX temos uma grande variedade de autores desenvolvendo temas relacionados à hermenêutica, sobretudo, o da interpretação, da construção histórica das Ciências Humanas (Geisteswissenchaften), da compreensão do mundo interior do ser humano, por meio da vivencia e da experiência. A partir dai, sobretudo dos anos 50 do século XX, se solidificam na filosofia duas grandes escolas adversárias: a analítica e a continental.
O presente livro traz ao leitor um conjunto de textos, apresentados oralmente por ocasião do IV Colóquio de Filosofia da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, com o tema: Hermenêutica e Filosofia Primeira.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta