Gertrude Stein – Picasso

Posted on Posted in Artes, Biografia

Em Picasso, Gertrude Stein aproveita-se do seu convívio com o pintor para fazer uma biografia de leitura fácil e leve que nos permite compreender o que o inspirava e, consequentemente, sua arte. Além de interpretar os motivos que o levavam a pintar e seu processo artístico, ela acrescenta informações pessoais e seus próprios comentários a respeito da sua obra, com o estilo que lhe é peculiar.
Stein discorre sobre a influência na obra de Picasso das cores da Espanha, do circo e da escultura africana, sobre suas amizades com artistas como Guillaume Appollinaire e Max Jacob, sobre sua vida familiar e suas perspectivas particulares sobre a arte. Também relata momentos que passou com o pintor e enfatiza seu talento natural, expressado desde a infância, e sua necessidade de se esvaziar através da arte.
Memórias reveladoras e intuições sobre a arte em geral, e especificamente sobre o cubismo e seu surgimento, tornam este breve ensaio biográfico imperdível para a compreensão da arte moderna e um dos seus maiores pintores.
Em 1900, aos 19 anos, Picasso chegou a Paris, entrando num mundo de pintores que tinham aprendido absolutamente tudo o que sabiam enxergando o que estavam vendo. De Seurat a Courbet, todos olhavam com os próprios olhos e então os olhos de Seurat começaram a ficar apreensivos com o que estavam vendo, ele começou a duvidar se conseguia enxergar olhando.
Matisse também começou a duvidar do que seus olhos conseguiam enxergar. Havia, então, um mundo pronto para Picasso, que carregava consigo não apenas toda a pintura espanhola, como também o cubismo espanhol, que é a vida cotidiana da Espanha.

Gertrude Stein nasceu em 1874 em Allegheny, Pensilvânia. Formou-se em letras em Harvard. Em 1903 se une ao irmão Leo na Europa e ambos passam a morar em Paris. Em 1905 conhece Picasso e passa a ajudá-lo em sua carreira artística. Em 1907 conhece Alice B. Toklas: dois anos depois Alice passa a morar na casa dos irmãos Stein. Em 1909 Gertrude Stein publica seu primeiro livro Three Lives. Em 1925 pública The Making of Americans, e em 1933 A Autobiografia de Alice B. Toklas (Cosca Naify, 2009). Gertrude Stein faleceu em 1946.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta