Propagandas E Campanhas Publicitárias Em Cartazes

Propagandas E Campanhas Publicitárias Em Cartazes trata-se de uma intervenção pedagógica em torno dos gêneros discursivos propaganda e campanha publicitária em cartazes que pretendeu desenvolver a leitura e a produção textual. As atividades de leitura, interpretação e compreensão de textos foram organizadas por meio de uma sequência didática conforme Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly.
Por ter como foco uma abordagem discursiva-textual, a intenção deste trabalho com propagandas e campanhas publicitárias em cartazes foi integrar as práticas de linguagem abordadas por Santos, Riche e Teixeira

, uma vez que foram realizadas leituras das propagandas, dentre outros gêneros referentes ao assunto, feitas análises sobre as linguagens utilizadas nos anúncios, tendo como aporte a teoria Análise de Discurso, e produzidos vários textos.
Para a realização das análises dos textos dos estudantes pautou-se principalmente em Abaurre e Abaurre e em Passareli. Buscou-se fazer ainda uma reflexão acerca da leitura, da escrita, assim como da importância da reescrita para o desenvolvimento da aprendizagem. Deste modo, foi preciso conceber a escrita como um processo e a prática docente como planejada e comprometida com a educação.
Elisangela Dias Saboia, professora da rede municipal da cidade de Colider-MT há 6 anos, apresenta parte do seu trabalho final do Mestrado, nesta obra. Foi aluna da primeira turma do Profletras – Mestrado Profissional em Letras do campus da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, unidade de Sinop. Seu fio condutor teve como base a ampliação do conceito de texto proposto por Mônica Magalhães Cavalcante: “o texto é um evento comunicativo em que estão presentes os elementos linguísticos, visuais e sonoros, os fatores cognitivos e vários aspectos. É, também, um evento de interação entre locutor e interlocutor, os quais se encontram em um diálogo constante”.
Outros elementos importantes que serviram de base teórica para o desenvolvimento da proposta aqui apresentada são as questões do gênero, do letramento, do multiletramento e da Análise de Discurso.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Propagandas E Campanhas Publicitárias Em Cartazes

Propagandas E Campanhas Publicitárias Em Cartazes trata-se de uma intervenção pedagógica em torno dos gêneros discursivos propaganda e campanha publicitária em cartazes que pretendeu desenvolver a leitura e a produção textual. As atividades de leitura, interpretação e compreensão de textos foram organizadas por meio de uma sequência didática conforme Joaquim Dolz, Michèle Noverraz e Bernard Schneuwly.
Por ter como foco uma abordagem discursiva-textual, a intenção deste trabalho com propagandas e campanhas publicitárias em cartazes foi integrar as práticas de linguagem abordadas por Santos, Riche e Teixeira, uma vez que foram realizadas leituras das propagandas, dentre outros gêneros referentes ao assunto, feitas análises sobre as linguagens utilizadas nos anúncios, tendo como aporte a teoria Análise de Discurso, e produzidos vários textos.
Para a realização das análises dos textos dos estudantes pautou-se principalmente em Abaurre e Abaurre e em Passareli. Buscou-se fazer ainda uma reflexão acerca da leitura, da escrita, assim como da importância da reescrita para o desenvolvimento da aprendizagem. Deste modo, foi preciso conceber a escrita como um processo e a prática docente como planejada e comprometida com a educação.
Elisangela Dias Saboia, professora da rede municipal da cidade de Colider-MT há 6 anos, apresenta parte do seu trabalho final do Mestrado, nesta obra. Foi aluna da primeira turma do Profletras – Mestrado Profissional em Letras do campus da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, unidade de Sinop. Seu fio condutor teve como base a ampliação do conceito de texto proposto por Mônica Magalhães Cavalcante: “o texto é um evento comunicativo em que estão presentes os elementos linguísticos, visuais e sonoros, os fatores cognitivos e vários aspectos. É, também, um evento de interação entre locutor e interlocutor, os quais se encontram em um diálogo constante”.
Outros elementos importantes que serviram de base teórica para o desenvolvimento da proposta aqui apresentada são as questões do gênero, do letramento, do multiletramento e da Análise de Discurso.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog