Angelo Antonio Puzipe Papim & Outras (Orgs.) – Inclusão Escolar

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Inclusão Escolar: Perspectivas E Práticas Pedagógicas Contemporâneas – Inserção na cultura. Espaço enriquecedor para reelaboração de condutas, concepções e relações. A perspectiva inclusiva como política educacional sinaliza a possibilidade de buscar novos caminhos de transformação da escola e das relações de ensino e aprendizagem e, consequentemente, de desenvolvimento.
Parece simples, mas a complexidade estabelecida é bastante significativa, uma vez que nos remete a uma radicalização das ações internas da escola, desde sua organização até as propostas pedagógicas. São múltiplas as dimensões e implicações, no sentido de constituir práticas escolares inclusivas.
Não basta o discurso legal ou o estabelecimento de princípios, com o intuito de que as modificações aconteçam. É necessário muito trabalho e muita dedicação, a fim de rever concepções e, a partir delas, mudar relações e estabelecer uma cultura inclusiva, a qual reconheça a diversidade como a maior riqueza da humanidade, por romper com padrões normativos e práticas pedagógicas homogeneizadoras.
Inclusão Escolar, organizado por pesquisadores e autores da área da educação, o leitor encontrará reflexões específicas sobre o processo escolar, considerando o movimento da escola na direção de incorporar ideias inclusivistas, e apontar, como estratégia curricular, a prerrogativa de desenho universal para a aprendizagem, ponto bastante importante em conformidade com uma escola que pretende ensinar a todos.
Essa perspectiva surge, justamente, da concepção de uma escola capaz de responder às necessidades de todos e que se antecipe, na formulação de princípios e ações que foquem a qualidade do ensino e previnam situações limitadoras ou barreiras que dificultem o acesso facilitado de todas as pessoas a todas as dimensões da vida humana, entre as quais a educacional, de sorte a promover um desenvolvimento psicológico dos alunos, de acordo com o contexto sócio-histórico-cultural.
Além disso, Inclusão Escolar trata também de questões mais específicas, ligadas ao apoio relativo à educação especial, numa visão de transversalidade, que perpassa todo o processo de escolarização como garantia de aprendizagem para todos, mesmo que sejam necessários recursos diferenciados.

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