Mas Professora, Isso É Arte?

Mas Professora, Isso É Arte? é um estudo antropológico sobre as relações que as crianças constroem com a arte e seus objetos em sala de aula.
Partindo de inquietações advindas de minhas experiências enquanto professora, constatei, em uma pesquisa etnográfica, diferenças na definição, classificação e fruição dos objetos artísticos entre alunos e professores nas aulas de Arte.


Por meio da etnografia realizada em duas 5as séries de escolas da cidade de São Carlos SP, foi possível perceber que os processos de produção do conhecimento apontam para as crianças, além de professores, objetos de arte e outros agentes do campo artístico, como sujeitos ativos nas relações de aprendizagem.
Os desenhos realizados por elas contribuíram para evidenciar que as relações construídas no processo de ensino e aprendizagem interferem nas formas de conhecer, apreciar e fazer arte, mas também mostraram que as crianças agem de forma particularizada, frente aos objetos artísticos, nos contextos dessas três ações. Por fim, a etnografia levou a reflexões sobre a educação em arte com as crianças, bem como, sobre nosso próprio sistema artístico.

Christiane Aparecida Tragante É graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2005) e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (2011).
Atualmente cursa Doutorado em Educação também pela UNESP e atua como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de São Paulo - IFSP, na cidade de Matão.Tem experiência na área de educação como professora de Arte no Ensino Fundamental, Médio e Pós-graduação, no Ensino Regular, Técnico e na Educação de Jovens e Adultos.
Tem experiência com mediações em exposições, bem como com oficinas de arte para crianças e adultos. É pesquisadora da área de educação, com ênfase no ensino de arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia da Educação e da Criança, Ensino de Arte e Arte Contemporânea.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Mas Professora, Isso É Arte?

Mas Professora, Isso É Arte? é um estudo antropológico sobre as relações que as crianças constroem com a arte e seus objetos em sala de aula.
Partindo de inquietações advindas de minhas experiências enquanto professora, constatei, em uma pesquisa etnográfica, diferenças na definição, classificação e fruição dos objetos artísticos entre alunos e professores nas aulas de Arte.
Por meio da etnografia realizada em duas 5as séries de escolas da cidade de São Carlos SP, foi possível perceber que os processos de produção do conhecimento apontam para as crianças, além de professores, objetos de arte e outros agentes do campo artístico, como sujeitos ativos nas relações de aprendizagem.
Os desenhos realizados por elas contribuíram para evidenciar que as relações construídas no processo de ensino e aprendizagem interferem nas formas de conhecer, apreciar e fazer arte, mas também mostraram que as crianças agem de forma particularizada, frente aos objetos artísticos, nos contextos dessas três ações. Por fim, a etnografia levou a reflexões sobre a educação em arte com as crianças, bem como, sobre nosso próprio sistema artístico.

Christiane Aparecida Tragante É graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2005) e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (2011).
Atualmente cursa Doutorado em Educação também pela UNESP e atua como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de São Paulo – IFSP, na cidade de Matão.Tem experiência na área de educação como professora de Arte no Ensino Fundamental, Médio e Pós-graduação, no Ensino Regular, Técnico e na Educação de Jovens e Adultos.
Tem experiência com mediações em exposições, bem como com oficinas de arte para crianças e adultos. É pesquisadora da área de educação, com ênfase no ensino de arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia da Educação e da Criança, Ensino de Arte e Arte Contemporânea.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog