Ensino Da Gramática Em Uso E Literatura Infanto-Juvenil

A coletânea Ensino Da Gramática Em Uso E Literatura Infanto-Juvenil: Diálogos Contemporâneos é fruto do trabalho desenvolvido durante as disciplinas Gramática, Variação e Ensino e Literatura Infantil e Juvenil do Mestrado em Letras (PROFLETRAS, UNEMAT, Sinop).
Os artigos que compõem esta coletânea são de cunho didático-científico-reflexivo e foram dispostos em forma de propostas de sequências didáticas, concebidas individualmente pelos discentes-professores, cada um na escola em que trabalha.

Nestes artigos apresentam-se, além dos resultados obtidos, as limitações encontradas em cada propositura, sendo todos analisados à luz das teorias estudadas durante as disciplinas cursadas.
A obra foi dividida em três partes. Na Parte I traz-se o texto Olhares contemporâneos-diálogos entre a gramática em uso e a literatura infanto-juvenil, no qual se apresentam as proposições metodológicas e práticas pedagógicas desenvolvidas nas duas disciplinas em questão.
Assim como, aborda-se sobre o propósito de natureza interdisciplinar que se pressupõe entre ambas. Na Parte II, os onze textos apresentados são resultados das leituras e seminários desenvolvidos na disciplina optativa Literatura Infantil e Juvenil.
São propostas metodológicas, em sua maioria, delineadas a partir do Letramento Literário, de acordo com Rildo Cosson, e da formação do leitor literário, por Teresa Colomer, as quais pretendem ser sugestões de estratégias de inserção do texto DE literatura infanto-juvenil para o ensino fundamental II (do sexto ao nono ano) e uma para o primeiro ano do ensino médio.
A Parte III é composta por oito artigos, resultantes da disciplina obrigatória Gramática, Variação e Ensino. Todos se encontram inseridos na temática variação linguística e com proposições teórico-metodológicas que envolveram a gramática em uso. Nestas propostas foram trabalhados os seguintes gêneros textuais: crônica, carta, nota de colunas jornalísticas, entrevista, narrativa, tira/tirinha, documentário e piada.
Estes resultados estão, assim, à disposição dos leitores para que conheçam os lugares analíticos visitados pelos autores deste conjunto de reflexões, e que suas ideias, propostas e discussões possam instigar a pensar sobre as relações entre língua, literatura e novas linguagens para que, efetivamente, se promovam novas formas de ver, ouvir, compreender e perceber o mundo.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Ensino Da Gramática Em Uso E Literatura Infanto-Juvenil

A coletânea Ensino Da Gramática Em Uso E Literatura Infanto-Juvenil: Diálogos Contemporâneos é fruto do trabalho desenvolvido durante as disciplinas Gramática, Variação e Ensino e Literatura Infantil e Juvenil do Mestrado em Letras (PROFLETRAS, UNEMAT, Sinop).
Os artigos que compõem esta coletânea são de cunho didático-científico-reflexivo e foram dispostos em forma de propostas de sequências didáticas, concebidas individualmente pelos discentes-professores, cada um na escola em que trabalha. Nestes artigos apresentam-se, além dos resultados obtidos, as limitações encontradas em cada propositura, sendo todos analisados à luz das teorias estudadas durante as disciplinas cursadas.
A obra foi dividida em três partes. Na Parte I traz-se o texto Olhares contemporâneos-diálogos entre a gramática em uso e a literatura infanto-juvenil, no qual se apresentam as proposições metodológicas e práticas pedagógicas desenvolvidas nas duas disciplinas em questão.
Assim como, aborda-se sobre o propósito de natureza interdisciplinar que se pressupõe entre ambas. Na Parte II, os onze textos apresentados são resultados das leituras e seminários desenvolvidos na disciplina optativa Literatura Infantil e Juvenil.
São propostas metodológicas, em sua maioria, delineadas a partir do Letramento Literário, de acordo com Rildo Cosson, e da formação do leitor literário, por Teresa Colomer, as quais pretendem ser sugestões de estratégias de inserção do texto DE literatura infanto-juvenil para o ensino fundamental II (do sexto ao nono ano) e uma para o primeiro ano do ensino médio.
A Parte III é composta por oito artigos, resultantes da disciplina obrigatória Gramática, Variação e Ensino. Todos se encontram inseridos na temática variação linguística e com proposições teórico-metodológicas que envolveram a gramática em uso. Nestas propostas foram trabalhados os seguintes gêneros textuais: crônica, carta, nota de colunas jornalísticas, entrevista, narrativa, tira/tirinha, documentário e piada.
Estes resultados estão, assim, à disposição dos leitores para que conheçam os lugares analíticos visitados pelos autores deste conjunto de reflexões, e que suas ideias, propostas e discussões possam instigar a pensar sobre as relações entre língua, literatura e novas linguagens para que, efetivamente, se promovam novas formas de ver, ouvir, compreender e perceber o mundo.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog