Desconstruindo Paulo Freire – Embasado nas pluralizadas experiências individuais, afirmo, sem qualquer receio de parecer quixotesco, que boa parte de nossos veículos pedagógicos, sejam eles os espaços universitários ou o mercado editorial, acabam por endossar o totalitarismo pedagógico de Paulo Freire, adotando um equivocado comportamento reducionista no campo das ideias e gregário na seleção de uma única forma de expor a pedagogia brasileira.
A reputação deste trabalho justifica-se pelo escasso material verdadeiramente analítico disponível para estudos. Dessa forma, a produção intelectual Desconstruindo Paulo Freire tenta cumprir o dever de apresentar ao público leitor uma realidade desconhecida sobre o nosso atual baluarte pedagógico, fundamentando-se em uma metodologia lúcida, preocupada em abordar de modo realista a vida e a obra do atual Patrono da Educação Brasileira – sem as frequentes irracionalidades que marcam os olhares sobre o autor das concepções bancárias de educação.
Selecionei para este trabalho textos inéditos de pesquisadores das mais variadas áreas, ampliando o alcance investigativo do livro. Estimulado pelo desejo de qualificar o debate sobre os nossos problemas pedagógicos, sem amarras doutrinárias, escorado no desejo de pensar a nossa história à luz da verdade, evitando macular o dom da linguagem, é que deixo em suas mãos, caridosos leitores, a possibilidade de publicação deste trabalho necessário à adequada compreensão de nossas neblinas contemporâneas.
Desconstruindo Paulo Freire foi pensado como uma espécie de colóquio convertido em livro, em cujas páginas diferentes autores “lançam” diferentes ângulos do problema do pedagogo recifense que fez a cabeça dos acadêmicos brasileiros com obras como Pedagogia do Oprimido.

“Pedimos que você, nosso leitor, tenha paciência com este livro. Minimize os nossos defeitos, falhas, omissões, lacunas. Ressalte o fato de que esta obra foi realizada a despeito de toda sorte de obstáculos. Por último, perceba que este livro é o primeiro do gênero em nosso país. Dessa forma, mais do que sepultar a discussão, queremos fomentá-la.”

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

One thought on “Thomas Giulliano (Org.) – Desconstruindo Paulo Freire

Deixe uma resposta