Julio Cortázar – Valise De Cronópio

Posted on Posted in Literatura

Em Valise De Cronópio há um mosaico; no mosaico, como sempre, uma única e múltiplas faces; nas faces, facetas, e assim por diante. (Com cronópios, nunca se sabe onde parar. ) Os mosaicos são múltiplos por natureza: nascem um pouco daqui e dali ; podem ser híbridos, integrar a variedade, recompor figuras inteiras através dos cacos, da dispersão dos fragmentos; de repente, a visão se alarga e, zás, as partes consteladas são um todo. No fundo de um tubo, um livre rodopio cria do caos um cosmos: os cacos imantados são céu e são estrela – mosaico celeste. Assim os mosaicos formam a unidade da variedade, e nos encantam. Não é à toa que ladrilham tanto espaço da arte moderna.
Quando se descolam e liberam seus componentes na descontinuidade arejada do fragmentário, revelam sempre o lúdico essencial que encerram, armados. São, então, um convite ao jogo, à montagem problemática, à participação ativa de quem se delicia com eles, como certos brinquedos de criança: caleidoscópios, quebra-cabeças, enigmas, labirintos e outros avatares de provas iniciatórias, capazes de tocar fundo na gente, apesar de tantas vezes dessacralizados em testes para medir a inteligência, o bom senso, a loucura dos pacientes.
Este livro-mosaico é sobretudo um livre mosaico da produção crítica de Cortázar, espalhada por revistas e obras diversas, e convida à montagem de textos heterogêneos, de várias épocas, num arranjo inexistente na língua em que foram escritos. Brota, na verdade, de outros livros parecidos – La vuelta ai día en ochenta mundos, último Round – que, por sua vez, já se serviam de idêntica técnica de construção. Valise De Cronópio, texto nascido de outros textos, compõe, de fato, um tecido complexo em que criação e crítica se acham frequentemente alinhavadas, dando continuidade ao fio de um discurso que não cessa de entrelaçar a linguagem poética à metalinguagem, num testemunho moderno e radical de criação artística autoconsciente.

   

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta