Roberto Bolaño – A Pista De Gelo

Posted on Posted in Literatura Estrangeira

Não é romance policial, mas um crime deixa o leitor ansioso para chegar ao inusitado desfecho da história. Não é história de amor, mas revela uma paixão capaz dos maiores desatinos. Não é denúncia política, mas trata com humor dos desmandos do poder.
A Pista De Gelo foi o primeiro romance publicado por Roberto Bolaño, em 1993.
Nele já estão presentes os elementos fundamentais de seu universo literário, a começar pela narração em primeira pessoa, feita por diversos personagens, que prenuncia as posteriores polifonias alucinantes, como em Os detetives selvagens.
Em A Pista De Gelo, três personagens se alternam na narração dos estranhos eventos que acontecem em Z, um pequeno balneário da costa catalã: Remo Morán, chileno, pretenso escritor que venceu na vida como dono de bar e loja de bijuterias; Gaspar Heredia, poeta mexicano desgarrado que vive de biscates e no momento é o negligente vigia noturno de um camping; e Enric Rosquelles, zeloso funcionário de confiança da prefeita. Seus destinos se cruzam em torno de uma bela patinadora, uma pista de gelo clandestina – e um assassinato.
O que nos leva a outra matriz da ficção de Bolaño: o romance policial, que lhe empresta a agilidade da narrativa, a capacidade de revelar a trama aos poucos e envolver o leitor como o detetive que analisa as pistas e desvenda o mistério. Mas Bolaño prefere lançar seu olhar a um tempo irônico e compassivo ao mundo dos desgarrados, dos que sofrem com os transtornos do amor, sonham com pouco e não têm quase nada a perder.
Roberto Bolaño nasceu em 1953, em Santiago do Chile. Instalado na Espanha a partir de 1977, exerceu diversas atividades manuais para sobreviver. Depois do sucesso de crítica de La literatura nazi en América (1996), publicou várias obras em poucos anos. Morreu de insuficiência hepática em Barcelona, em 15 julho de 2003.

 

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta