Maria Celeste Tommasello Ramos (Org.) – Olhares Sobre Ítalo Svevo E Outros Autores Italianos Do Século XX

Posted on Posted in Letras, Literatura

Olhares Sobre Ítalo Svevo E Outros Autores Italianos Do Século XX – No Brasil, apesar de existir um número muito grande de descendentes de italianos, na região noroeste do estado de São Paulo, por exemplo, cerca de 25% da população é de origem italiana, bem pouco da Literatura italiana é conhecida e difundida, poucos nomes circulam pelo panorama cultural.
Assim, os objetivos da publicação da presente obra, que reúne ensaios sobre autores italianos e algumas de suas obras produzidas durante o século XX (chamado de novecento) são divulgar os autores e obras estudados ao mesmo tempo que são divulgados os estudos literários realizados por um grupo de pesquisadores de Literatura Italiana reunidos no Grupo de Pesquisa “Literatura Italiana e outras Artes”, que congrega membros da USP de São Paulo, além das UNESPs de Assis e Araraquara e da UNEMAT, em Sinop – MT, tendo sede na UNESP de São José do Rio Preto – SP.
Os ensaios aqui reunidos principiam enfocando obras de Ítalo Svevo, autor central da presente publicação – a ele e sua obra são dedicados seis ensaios presentes na primeira parte do livro. São focos de estudos também obras de Natalia Ginzburg, Alberto Moravia, Gabrielle D’Annunzio e Italo Calvino em quatro ensaios que compõem a segunda parte do livro.
Todos os ensaios foram escritos por estudiosos com uma ligação muito próxima com a Itália, por seus estudos e pela paixão que nutrem pelo país e sua cultura, paixão que demonstram seus olhares sobre aspectos das obras dos autores italianos estudados.
Para o leitor que não conhece os autores italianos estudados, apresento um breve percurso biográfico e intelectual deles, neste prefácio, para que se sintam motivados a continuar pesquisando a respeito dos mesmos.
Começo com o autor homenageado nesta publicação.
Ítalo Svevo foi o pseudônimo literário escolhido por Ettore Schmidtz, nascido em Trieste – Itália, em 19 de dezembro de 1861. Era filho de Allegra Moravia e Francesco Schmitz, abastado comerciante. Sua origem e formação integram, de maneira peculiar, a temática de suas obras e é muito comum que estudos críticos e literários citem ou tragam à tona fatos vividos por ele, pessoas conhecidas, etc, e os relacionem ao conteúdo e à estruturação de suas obras literárias.
Ele é reconhecido, em nossos dias, pela crítica mundial, como um dos grandes autores da tradição literária europeia entre os séculos XIX e XX, juntamente com Pirandello e Primo Levi.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta