Júlio Verne – Dois Anos De Férias

Posted on Posted in Literatura Estrangeira, Literatura Infantojuvenil

Reconhecido como um dos pais da ficção científica, Júlio Verne não se ateve apenas às predições tecnológicas em suas obras, mas também à criação de aventuras empolgantes que divertem até hoje. Em Dois Anos De Férias, publicado em 1888, Verne alia seu grande conhecimento náutico a um enredo emocionante e cheio de surpresas.
Um grupo de garotos neozelandeses prepara-se para uma expedição náutica organizada pelo internato em que estudam. Um acidente durante a noite, porém, coloca a nau à deriva no imenso mar do Pacífico. Lutando para controlar a embarcação, os bravos garotos acabam por encalhar em uma ilha deserta, na qual erguerão sua pequena comunidade.
Um clássico da literatura infantojuvenil, Dois Anos De Férias é um livro cultuado por mais de um século pelos fãs de Verne e um ícone da impressionante literatura de aventura do século XIX.
Em Dois Anos De Férias, Verne retoma um dos seus temas mais caros, que encontrara em Daniel Defoe (autor de Robinson Crusoe): o do náufrago que tem de recorrer ao conhecimento e à inteligência para sobreviver em paragens (inicialmente) desertas. Dois Anos De Férias, em particular, aplica essas circunstâncias a um conjunto de rapazes que se veem isolados, e faz acerca da situação um tratado sobre o bem e o mal, a amizade e a responsabilidade.

Júlio Verne (1828-1905) viveu e morreu na França, mas desenvolveu uma paixão precoce por viagens. Quando tinha onze anos de idade, o futuro autor tentou, sem sucesso, fugir para o mar. O jovem Jules voltou para casa e prometeu a sua mãe que, no futuro, ele iria se dedicar a imaginar viagens – isso provou ser uma observação profética. No início da década de 1860, começou a escrever histórias que, coletadas, ficaram conhecidas como Voyages Extraordinaires. Gozando de grande fama e prestígio, foi um pioneiro da ficção científica em livros como A volta ao mundo em oitenta dias, Viagem ao centro da Terra e Vinte mil léguas submarinas, marcando gerações de leitores, escritores e até mesmo cientistas.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta