Adriana Lins Precioso & Outros (Orgs.) – Estudos De Literatura

Posted on Posted in Letras, Literatura

Estudos De Literatura: Diálogos, Perspectivas E Tendências – O saber insubstituível das singularidades da natureza humana proposto por Compagnon vindo do próprio da literatura, ou seja, de sua essência de relações que engloba um conjunto de perspectivas, ora tão globais ora tão específicas, tem sido o ponto de partida da discussão do Grupo de Pesquisa Estudos comparativos de literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas (CNPq), do curso de Letras – UNEMAT, Campus de Sinop-MT.
As particularidades do texto literário e suas diferentes formas de abordagem analítica tem levado o grupo a dialogar com outros grupos, a pesquisar teorias clássicas e contemporâneas e, sobretudo, dar visibilidade para a literatura produzida em Mato Grosso.
Antes de Compagnon, Antonio Candido já anunciava que “o texto literário deve ser visto como resultado de uma experiência humana”.
A leitura e o estudo da literatura nos torna sensível aos outros, em um saber que viaja no tempo, no espaço e nos valores, algumas vezes, tão distantes de nós. Italo Calvino afirmou que “Há coisas que só a literatura pode nos dar”.
É , portanto, no exercício da hermenêutica, que esse grupo tem se desdobrado: ao questionar os processos de criação poética e artística, ao investigar as influências culturais, ao revisitar os textos da tradição, ao evidenciar os procedimentos de expressão literária na contemporaneidade, dialogando com outras áreas de saberes afins e divulgando a excelência da produção da literatura no estado de Mato Grosso.
Para cumprir com os propósitos acima descritos, essa obra reúne resultados parciais ou finais de projetos associados ao grupo e também convida pesquisadores de outros grupos, atuantes na área de Literatura, para contribuir com o exercício da investigação do fenômeno literário em diferentes perspectivas. Decidimos por agrupar os trabalhos em três partes com a finalidade de facilitar o manuseio do nosso leitor.
Estudos De Literatura está dividido em três partes. A primeira parte reúne trabalhos voltados para o exercício de análise do texto poético e seus possíveis diálogos; a segunda parte se volta para o texto narrativo e seus desdobramentos e na terceira e última parte, dedicamos à formação do leitor literário.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta