Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista – Psicologia Fenomenológica Existencial

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O objetivo de Psicologia Fenomenológica Existencial é apresentar as influências de Martin Heidegger, filósofo tradicionalmente associado à fenomenologia existencial, à psicologia. Na literatura psicológica, a psicologia fenomenológica existencial aparece em modali­dades de prática muito distintas ente si. A confusão é grande também no que tange as abordagens teóricas psicológicas que se denominam fenomenológicas e/ou existenciais: Abordagem Centrada na Pessoa (ACP); Gestalt-Terapia; Da­seinsanalyse; Análise Existencial.
Na busca da fenomenologia de Heidegger na psicologia, é necessário 1) realizar um estudo teórico sobre a recepção da fenomenologia de Heidegger pela Psicologia; 2) propor um questionamento do modo como a Psicologia baseada nesse filósofo tem sido apresentada; 3) explicitar as possibili­dades que a ontologia heideggeriana abre para a psicologia; 4) questionar o estatuto científico da Psicologia; 5) apresen­tar minha prática como psicólogo nas áreas de psicoterapia, plantão psicológico, ensino em IES e supervisão clínica.
Essas discussões contribuem para a dissolução da confusão no campo das psicologias fenomenológicas, existenciais e humanistas, assim como para a formação de psicólogos.

Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista é doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Filosofia e Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ên­fase em Psicologia Fenome­nológica Existencial e Dasein­sanalyse, trabalhando como Psicoterapeuta desde 2002 e Supervisor Clínico desde 2005. Atua principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Daseinsanalyse e Psicoterapia. Estuda a Filoso­fia de Martin Heidegger e suas repercussões no campo da Psicologia. Leciona Psico­logia Fenomenológica e é Supervisor Clínico na Univer­sidade Paulista – UNIP, sendo também responsável pela elaboração dos planos de ensino e de apostilas para au­toavaliação dos alunos (líder de disciplina). Autor de arti­gos sobre Psicologia Fenomenológica Existencial e Or­ganizador do livro Psicologia Fenomenológica Existencial – Possibilidades da Atitude Clíni­ca Fenomenológica.

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