Maria Celeste Tommasello Ramos & Outros (Orgs.) – Considerações Sobre O Herói Em Obras Da Literatura Italiana E De Outras Literaturas

Posted on Posted in Letras, Literatura

Considerações Sobre O Herói Em Obras Da Literatura Italiana E De Outras Literaturas – A figura do herói, geralmente concebida como representação de um semideus, meio homem, meio humano, sempre foi importante para a vida em sociedade, arcaica ou moderna.
Desde os primórdios da civilização ocidental, por exemplo, modelos de comportamento humano foram cunhados na figura do grego Odisseu, ou Ulisses para os romanos, que foi imortalizado pela escrita da Odisseia, atribuída ao poeta grego Homero.
A Literatura Italiana voltou muitas vezes a esse modelo cunhado pelos gregos, não sempre para confirmá-lo, mas muitas vezes para confrontá-lo, para questioná-lo.
Foi assim que Ítalo Svevo, Ítalo Calvino, Luciano De Crescenzo e Alessandro Baricco voltaram a ele, muitas vezes passando pelo diálogo intertextual com outras obras literárias, para reconstruir o herói de seu tempo em obras que marcaram e ainda marcam época.
Também escritores de outras nacionalidades como os brasileiros Jeronymo Monteiro e Nelson Rodrigues e a norte-americana Suzanne Collins construíram seus heróis com as tintas de seu tempo e a força de seus impulsos criadores.
Considerações Sobre O Herói Em Obras Da Literatura Italiana E De Outras Literaturas, composto por ensaios de diversos pesquisadores, versa sobre alguns desses heróis criados na Literatura que nos detivemos a estudar e a discutir em reuniões proporcionadas pelas atividades do Grupo de Pesquisa “Literatura Italiana e Outras Artes” durante a realização do Simpósio 8, ocorrido durante a realização do “XIII Seminário de Estudos Literários”, na UNESP de Assis – SP, em outubro de 2016.
O resultado de nossos estudos e discussões estão aqui reunidos para fomentar ainda mais essa perspectiva de estudo no campo literário, como ação do Grupo de Pesquisa Literatura Italiana e Outras Artes, e iniciativa do Centro de Estudos de Italiano do Ibilce e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unesp – Câmpus de São José do Rio Preto.

 

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta