Cláudia Maria Ceneviva Nigro & Márcio Scheel (Orgs.) – Entre Palavras E Imagens

Posted on Posted in Artes, Cinema, Fotografia, Literatura

Entre Palavras E Imagens – Tratar das relações entre literatura, cinema e outras artes, sobretudo as de natureza pictórica, coloca, de imediato, o problema de que, mais do que códigos ou linguagens distintas, estamos diante de maneiras diferentes de conceber o mundo ficcional, de criar e pôr em circulação a força irreprimível das imagens.
Toda arte depende das paixões e dos afetos que mobiliza. A literatura, fundada na palavra, solicita do leitor a paixão intelectual, esse misto de prazer sensível e de trabalho ativo do pensamento, que se coloca nos interstícios do texto, movendo-se, de forma incerta e vacilante, em meio à ambiguidade, às lacunas e aos sentidos velados que as palavras encerram.
No cinema, por sua vez, o que está em causa é a entrega incondicional às imagens, o prazer de se deixar seduzir por narrativas em movimento, por esse mundo que se descortina, plástico e vivo, diante de nossos olhos. Diante do cinema, a paixão é fundamentalmente sensorial, imediata, urgente, já que se faz impossível ao pensamento, no escuro da sala de projeção, deter-se sobre as imagens e coincidir com elas.
Vive-se integralmente o mundo representado, mergulha-se nele, arrisca-se habitar a realidade que nos propõe sem que possamos, num primeiro momento, conceber a extensão de seus domínios. Isso quer dizer que nos tornamos parte da representação, aderimos de algum modo à disseminação das imagens, sonhamos e desejamos, por algumas horas, a vida que se simula na imensidão da tela, na solidão tranquila das salas de exibição.
Por outro lado, a pintura e a fotografia, em resumo, as artes visuais em geral, exigem, além da paixão intelectual e do deixar-se seduzir pelo poder encantatório das imagens, que nos empenhemos na contemplação desinteressada do objeto, na observação lenta e gratuita, buscando o prazer do gesto meditativo, demorando-nos sobre cada imagem, engendrando movimentos em dimensões aparentemente estáticas.
Nesse sentido, a proposta de Entre Palavras E Imagens é apresentar alguns aspectos significativos das relações que se estabelecem entre literatura, cinema e outras artes, permitindo ao leitor refletir não só sobre as diferenças de linguagem, mas também sobre as diversas abordagens dos processos de representação, adaptação, tradução, passagem e apropriação de formas discursivas distintas. Assim, reunimos aqui um conjunto de autores/pesquisadores, cujos trabalhos, como poderemos ver, revelam interesses singulares acerca da temática que o livro encerra.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta