Luke Dowdney – Crianças Do Tráfico

Posted on Posted in Ciências Sociais, Direito

Crianças Do Tráfico é o resultado de um estudo empírico feito por Luke Dowdney, baseado em trabalho de campo sobre crianças e adolescentes envolvidos em confrontos armados nas favelas do Rio de Janeiro. Ao tratar da questão da violência armada envolvendo crianças, o autor pesquisa as causas, os dados em torno desta realidade e a relação destas crianças com o tráfico de drogas nas favelas do Rio.
Este programa de pesquisa foi concebido em conseqüência da participação do Viva Rio em alguns seminários e eventos internacionais sobre o envolvimento de crianças na guerra e em grandes conflitos armados.
Tornou-se claro para o Viva Rio no decorrer desses eventos que o papel de crianças e adolescentes participando em disputas territoriais das facções da droga no Rio de Janeiro tem mais em comum com a vida das “crianças-soldados” em situações de guerra do que com a vida dos membros de quadrilha como são tradicionalmente definidos e encontráveis em outros centros urbanos do mundo.
Apesar dessas semelhanças e dos níveis intensos de conflito entre as facções e com a polícia, que causa índices exagerados de mortalidade por tiros na cidade, comparáveis às perdas em combate em muitas guerras contemporâneas, o Rio de Janeiro não está em estado de guerra e, por isso, crianças e adolescentes que trabalham, armadas, no tráfico de drogas do Rio são categorizadas como delinquentes juvenis, criminosos ou membros de quadrilhas.
Apesar de poderem existir semelhanças entre as crianças que trabalham para as facções da droga no Rio de Janeiro e jovens de gangues em outros centros urbanos, o Viva Rio estimou que incluir as crianças que trabalham para o tráfico no Rio nesta última categoria não representa a realidade de sua situação. Além disso, pensou-se que, para que a situação das crianças e adolescentes que trabalham para traficantes no Rio fosse reconhecida, compreendida e enfocada no Brasil e pela comunidade internacional, a especificidade da situação no Rio de Janeiro merecia uma pesquisa mais aprofundada.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta