André Marenco (Org.) – Os Eleitos

Posted on Posted in Ciências Sociais

Os Eleitos: Representação E Carreiras Políticas Em Democracias é produto de uma agenda de investigações que um conjunto de pesquisadores de diferentes instituições e perspectivas metodológicas tem procurado enfrentar, ao longo dos últimos anos.
Como alguém torna-se um profissional da política? Que trajetórias são percorridas por um aspirante a uma carreira política, até a conquista de postos públicos? Que atributos ou recursos são indispensáveis para o ingresso e mobilidade em carreiras políticas, diferenciando eleitores, candidatos e representantes? Partidos são relevantes na seleção de candidatos e oportunidades de carreira? Existem diferenças nos padrões partidários de seleção de candidatos? A conquista de postos executivos altera padrões partidários de recrutamento legislativo?
Diferentes iniciativas foram estabelecidas no sentido de reforçar investigações comuns em torno a este tema de representação, partidos e carreiras políticas.
Há uma longa tradição de cooperação acadêmica entre o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e grupos de pesquisadores franceses de diferentes instituições, como Université Paris I, Maison des Sciences de L’Homme, Institut d’Etudes Politiques
Um importante esforço de articulação entre pesquisadores sobre elites políticas foi representada pela formação do GT Elites e Instituições Políticas, da Anpocs (2007), coordenado por Adriano Codato (UFPR) e Miguel Serna (Udelar – Uruguai).
Um dos produtos desta iniciativa, foi a publicação de um Dossiê na Revista de Sociologia e Política (Junho de 2008), sobre “Elites Políticas”, com artigos sobre senadores uruguaios, elite parlamentar brasileira, recrutamento no Judiciário, militares, lideranças regionais, dirigentes de movimentos sociais.
Mais um passo na direção da consolidação de uma agenda de pesquisas comuns, pode ser identificada na formação de duas Mesas Redondas sobre o tema, nos Congressos da International Political Science Association (IPSA) e da Latin American Studies Association (LASA), ambas em 2009.
Finalmente, a realização em Porto Alegre, do Seminário Internacional Os Eleitos: como parlamentares tornam-se parlamentares, em Setembro de 2011, com o apoio da Câmara Municipal de Porto Alegre, constituiu oportunidade para promover esta agenda, cujo produto pode ser verificado neste livro.
O conjunto de textos apresentados em Os Eleitos abrangem uma gama de questões em torno da representação, do recrutamento político e dos partidos, da discussão sobre modelos para explicar variações em padrões de carreiras políticas, processos de profissionalização em legislativos federais, contrastes estaduais nas condições de seleção e mobilidade nos postos políticos e investigações sobre carreiras em legislativos municipais.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta