Eugenio Barba & Nicola Savarese – A Arte Secreta Do Ator

Posted on Posted in Teatro

A Arte Secreta Do Ator, um ‘dicionário’, é, na verdade, um ‘manual’ indispensável; porque contém ensinamentos históricos concretos, irrecusáveis, e ao mesmo tempo nos provoca a necessidade de uma revisão radical de experiências, ampliando o complexo e múltiplo campo da investigação e da prática.
Páginas de texto e fotos que se integram numa análise provocadora, nas quais a arte da interpretação do ator, no Ocidente e no Oriente, assumem um caráter estimulante e vivo de infinitas e contraditórias possibilidades. Desnudando de forma instigante e transformadora, na forma de um dicionário de antopologia teatral, aquilo que na verdade constitui a anatomia da arte secreta do ator.
A Arte Secreta Do Ator é uma obra clássica, organizada como um dicionário, já editada em diversas línguas. Uma fonte de saberes sobre como os atores se comportam em cena, em todas as partes do mundo, bem ilustrado com fotos e desenhos. Máscaras, ritual, improvisação, maquiagem, coreografia e outros fenômenos são analisados com ênfase nos significados espirituais, comunicativos, sociais e estéticos de cada tipo de comportamento cênico.
Um verdadeiro livro didático sobre magia prática. Educação, amizade, sedução, parentalidade, política, arte, comércio, guerra, tudo depende de um forte componente “espetacular”.
A Arte Secreta Do Ator é uma mina de tesouro cheia de saberes surpreendentes e úteis sobre como os atores se comportam em cena, em todas as partes do mundo, ilustrado com uma profusão de fotos e desenhos igualmente surpreendentes e úteis.
Mudras, minuetos, máscaras, ritual, biomecânica, dramaturgia, ritmo, encenação, improvisação, semiótica, trabalho com os pés, maquiagem, coreografia, mitologia e outros fenômenos que refletem diferentes aspectos de toda a gama da atuação humana são analisados com ênfase nos significados espirituais, comunicativos, sociais e estéticos de cada tipo de comportamento cênico.
A Arte Secreta Do Ator é um exemplo vibrante daquilo que o antropólogo Clifford Geertz chama de “densa descrição”. A sociedade é um espetáculo. A cultura é um espetáculo. Nós somos atores e também podemos ser bons nisso.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta