Clarissa Pinkola Estés – A Ciranda Das Mulheres Sábias

Posted on Posted in Psicologia

Em A Ciranda Das Mulheres Sábias, a psicanalista e poetisa Clarissa Pinkola Estés reverencia a maturidade feminina e faz uma comovente e profunda homenagem àquelas mulheres que souberam acumular sabedoria ao longo de suas existências.
A Ciranda Das Mulheres Sábias tem uma linguagem metafórica, que se assemelha às antigas histórias contadas de mães para filhas.
Clarissa Pinkola Estés parte de um doce convite à leitora para que se acomode ao seu lado e deguste com ela a bebida que foi reservada para ‘uma situação especial’, a fim de que possam conversar sobre ‘assuntos que importam de verdade’ a duas mulheres, com a garantia de que ‘aqui sua alma está em segurança’.
Seduzida por uma linguagem terna, emocionante e poderosa, a autora apresenta os encantos deste ‘arquétipo misterioso e irresistível da mulher sábia, do qual a avó é uma representação simbólica’ e que ‘não chega de repente, perfeitamente formado e se amolda como uma capa sobre os ombros de uma mulher de determinada idade’.
O aspecto mais sedutor de A Ciranda Das Mulheres Sábias reside, justamente, na representação simbólica contida nas avós. Das matriarcas da mitologia às avós dos contos de fadas, passando por aquelas anônimas de suas vivências profissionais, a autora chega às avós de suas tradições familiares, descrevendo de forma magnífica a chegada à América das ancestrais que passaram a fazer parte de sua vida familiar, aquelas ‘quatro velhas refugiadas que saltaram de enormes trens pretos para o nevoeiro noturno na plataforma onde nós as aguardávamos com grande expectativa’.
Ao final, as nove preces de gratidão – por todas as idosas do mundo, pelas mulheres mais velhas matreiras, pelas avós nas cozinhas, pelas tias perspicazes, pelas filhas que estão aprendendo, por todas as filhas e velhas – representam um perfeito arremate ao prazer da leitura destas páginas plenas de luz, melodia, emoção e encantamento.

Ah minha Criatura admirável…
Seja bem-vinda…
Entre, entre…
Estou esperando por você… é, por você e pelo
seu espírito! Fico feliz por você ter conseguido
encontrar o caminho…
… Venha, sente-se comigo um pouco. Pronto,
vamos fazer uma pausa, deixando de lado todos
os nossos “inúmeros afazeres”. Haverá tempo
suficiente para todos eles mais tarde.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta