Gilberto Freyre – China Tropical

Posted on Posted in Ciências Sociais, História

O Brasil, como se sabe, tem em sua misturada formação sociocultural a marca do Oriente. A ação portuguesa em regiões da Ásia, a presença de escravos africanos de cultura muçulmana e outros elementos fizeram com que nosso DNA multifacetado tivesse traços dos povos orientais.
Um dos inúmeros pioneirismos de Gilberto Freyre foi a identificação de valores orientais absorvidos pelos portugueses e incorporados à cultura brasileira: uma cultura simbiótica, para utilizar palavra de origem biológica por ele aplicada às ciências do homem.
Como vêm salientando alguns pensadores contemporâneos – um deles Edward Said , os ocidentais fabricaram uma imagem falsa de um
Oriente apenas pitoresco e de interesse turístico.
Somente uns poucos ocidentais – como o francês Paul Gauguin, o norte-americano Lafcadia Hearn ou o português Wenceslau de Moraes – conseguiram despir-se de preconceitos de branquidade para viverem intensamente como orientais. Gilberto Freyre não chegou ao extremo de orientalizar-se.
Mas como possuía em alto grau o dom da empatia e uma cosmovisão generosa e abrangente, soube conciliar valores ocidentais e orientais.
Com tais valores – aos quais se juntaram os indígenas e os africanos – formou-se esta nação culturalmente mestiça que é o Brasil, na magistral interpretação de Gilberto Freyre.
China Tropical é um livro que traz textos do sociólogo Gilberto Freyre sobre os diversos orientalismos presentes na sociedade brasileira. Organizado por Edson Nery da Fonseca, China Tropical reúne textos extraídos de diferentes obras de Freyre que tematizaram o Oriente. Freyre rememora os indícios da presença oriental no Brasil: o chapéu-de-sol, o leque, a bengala, a colcha de seda, o cuscuz, o hábito de usar chalé, e outros.
O sociólogo pernambucano desvenda com toda a sua sabedoria como o Oriente influenciou os modos de vestir, sentir e pensar da civilização extra- europeia que se formou na América portuguesa, uma espécie de China Tropical.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

 

Deixe uma resposta