Christopher Dawson – Criação Do Ocidente

Posted on Posted in Ciências Sociais, História, Religião

Criação Do Ocidente cobre o período que vai da queda do Império Romano do Ocidente até o fim da Idade Média.
Mostra que, em vez de fatores seculares e econômicos, foi a religião que permitiu a um pequeno grupo de povos da Europa Ocidental adquirir poder para transformar o mundo e emancipar a humanidade de uma dependência imemorial da natureza, levando-a a inevitáveis estágios crescentes de progresso.
Em Criação Do Ocidente, Dawson se propõe a explicitar o papel absolutamente central da religião na formação da cultura de nossa civilização ocidental.
Ninguém conhecia esse quadro mais perfeitamente que ele.
Além do mais, Dawson não fornece apenas um acurado conhecimento histórico, mas uma abordagem reflexiva cujo poder de penetração compreende a fé predominante da cultura que ele analisa e descreve.
Dawson foi, de fato, um homem de fé, um anglicano até 1914 e, a partir desse ponto, um católico romano.
Ele dedicou sua vida intelectual a uma análise cuidadosa das relações entre religião e cultura; mais particularmente, buscou compreender a dinâmica dessa relação na civilização ocidental.
Sua obra permanece um clássico na área de história da cultura. Historiadores podem encontrar detalhes que não se confirmam segundo pesquisas mais recentes, e algumas das generalizações que Dawson faz podem ser questionadas sob uma análise mais cuidadosa. No entanto, a visão que Dawson apresenta permanece substancialmente intacta.
Pesquisas recentes indicam que a religião ainda é uma força vital na cultura ocidental, embora de uma forma totalmente diferente do que ocorria nos períodos que Dawson analisa.
Hoje em dia, há uma enorme fragmentação nesse campo e a religião se tornou um campo de batalha, dividido em compreensões diversas sobre a pessoa humana, Deus, o mundo e como eles se relacionam.
Contudo, mesmo por baixo dessas diferenças, pode-se encontrar uma realidade humana comum, que revela uma sede espiritual que não pode ser eliminada da sociedade. Essas forças estão ressurgindo em países onde, por muitas gerações, poderosas forças contrárias tentaram suprimi-las.
São indicações de que uma cultura totalmente secularizada não consegue se impor sobre nós; pelo contrário, uma nova forma de cultura religiosa parece estar se desenvolvendo.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta