William J. Bennett – O Livro Das Virtudes Vol. I

Posted on Posted in Educação, Filosofia

Este livro se destina a auxiliar na eterna tarefa da formação moral.
As histórias, poemas, ensaios e outros escritos apresentados aqui têm o objetivo de alimentar a cultura moral. Este livro pretende mostrar aos pais, professores, jovens e crianças o que as virtudes são e como aparecem na prática.
A grande maioria das pessoas compartilha do respeito por certos traços fundamentais do caráter: honestidade, compaixão, coragem e perseverança. São virtudes.
Como não nascemos com esses conhecimentos, precisamos aprender o
que são. Podemos apreender e apreciar esses traços por meio da leitura. Podemos convidar os jovens a discernir as dimensões morais de histórias, eventos históricos, vidas heróicas. Existem excelentes histórias sobre o bem e o mal que devemos conhecer. Este livro reúne algumas das melhores, das mais antigas e mais comoventes.
A literatura e a história são verdadeiras fontes de educação moral.
Estas e outras histórias são fascinantes. Nenhum recurso moderno, nem mesmo a televisão, supera as boas histórias que começam com “Era uma vez . . . ”
Elas ajudam a nos ancorar a criança na cultura, em sua história e tradições.
E as âncoras e os ancoradouros morais nunca foram tão necessários.
Contar essas histórias é também um ato de renovação. Convidamos crianças e jovens a entrarem num mundo em comum, um mundo de ideais compartilhados.
Nessa comunidade oferecemos a tarefa constante de preservar os princípios, os ideais e as noções de bondade e grandeza que nos são caras.
O leitor verá, no decorrer deste livro, que não abordamos assuntos como guerra nuclear, aborto, engenharia genética ou eutanásia. Para alguns, pode ser um desapontamento. Mas o fato é que a formação do caráter dos jovens é uma tarefa diferente e prioritária à discussão das difíceis controvérsias éticas atuais.
Todas as áreas têm suas complexidades e controvérsias. E sua ética. Todas as áreas têm seus fundamentos. E seus valores. Este é um livro de fundamentos. Este livro oferece histórias, poemas e ensaios do acervo da história e da literatura humanas.
Articula a compreensão comum e a visão clássica das virtudes. Destina-se a todos, de todos os credos políticos e religiosos, e lhes fala num nível mais fundamental que raça, sexo ou qualquer outra categoria. Fala a seres humanos e agentes morais.
Ao organizar este livro, aprendi muitas coisas. Para começar, a pesquisa do material foi uma redescoberta estimulante e esclarecedora para mim. Recordei belas histórias esquecidas. E graças às recomendações de amigos e professores e à competente intrusão de meus colegas nesse projeto vim a ler histórias que não conhecia.

 

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta