Mário Da Gama Kury – Dicionário De Mitologia Grega E Romana

Posted on Posted in Ciências Sociais, Filosofia, História

Com aproximadamente 3.000 verbetes, esse dicionário é fundamental para o conhecimento das civilizações grega e romana, sua pré-história, sua mentalidade, sentimentos, instituições.
Como a mitologia grega chegou à nossa língua a partir da mitologia romana, as formas tradicionais dos nomes próprios são seguidas nesse livro das formas originais gregas transliteradas em caracteres latinos.
Em sua forma estratificada, a mitologia dos gregos e, em escala menor, a dos romanos, além de serem uma das manifestações mais fascinantes de sua civilização, têm uma importância capital para o conhecimento da pré-história, do sentimento religioso, dos princípios éticos, da mentalidade e das instituições desses povos.
Com efeito, sem dúvida alguma os deuses e heróis que aparecem nos mitos espelham em geral o modo de pensar e de agir dos habitantes da Grécia e da Itália antigas.
Invertendo-se a frase bíblica, pode-se dizer que os homens criaram seus deuses e heróis à sua imagem e semelhança,(a) acrescentando-lhes a imortalidade e a onipotência sem as quais seriam criaturas humanas e não divinas.
Sendo assim, o conhecimento dos mitos expõe a natureza de seus autores: de um lado os gregos com seu espírito preponderantemente criador, e do outro os romanos, tendentes mais à imitação que à criação, não-somente na mitologia, mas também na literatura, nas artes, etc.
Um dos aspectos mais notáveis da mitologia grega é a atitude irreverente de seus criadores, reveladora da altivez dos gregos e de seu espírito igualitário, que os levaram a querer ombrear com os deuses em suas qualidades e em seus defeitos também.
Os deuses e as deusas apaixonavam-se pelas criaturas mortais, lutavam contra elas ou aliavam-se a elas, e de certo modo os únicos atributos diferenciadores eram a imortalidade e a onipotência, a que já aludimos, pois para as criaturas humanas tais atributos representavam apenas uma aspiração, às vezes consubstanciada em apoteoses como a de Heraclés.
Essa promiscuidade acrescenta um encanto especial à mitologia grega, cujo conhecimento proporciona uma fruição maior da cultura desse povo privilegiado em vários de seus aspectos.
Por via de imitação essa observação aplica-se, com algumas ressalvas, à mitologia romana.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta