Roger Scruton – As Vantagens Do Pessimismo

Posted on Posted in Filosofia

Utilizando uma argumentação provocadora e apaixonada, Scruton defende nesse em As Vantagens Do Pessimismo a ideia de que o maior perigo e a maior ameaça vieram sempre dos que defenderam o idealismo e o otimismo, fossem eles de esquerda ou de direita.
E que chegou o momento de substituir a exuberância irracional pelo pessimismo humano. Scruton demonstra que as tragédias e os desastres da história europeia foram consequência do falso otimismo e dos raciocínios enganosos que daí derivam.
Enquanto rejeita tais raciocínios, constrói uma forte defesa tanto da sociedade civil como da liberdade, mostrando que o verdadeiro legado civilizacional não é o falso idealismo que, junto com o fascismo, o nazismo e o comunismo, quase nos destruiu.
Deve-se, isso sim, proteger a cultura do perdão e da ironia. As Vantagens Do Pessimismo é um convincente argumento em favor da razão e da responsabilidade, escrito numa época de profundas mudanças políticas e sociais.
Este livro incomum pretende apresentar as vantagens do pessimismo, embora ceticismo possa ser uma descrição mais adequada. O filósofo e escritor Roger Scruton aprofunda os mecanismos que movem a sociedade.
Ele diz que, para evitar falácias calamitosas, a sociedade precisa de uma dose de pessimismo leve dado com o respeito pelas leis convencionais e soluções cívicas tradicionais. Ele apela a um ponto de vista de direita, mas as pessoas que compartilham valores conservadores podem se questionar sobre a sua abordagem.
Mesmo quando ele toma posições bem aceitas, seu tom é crítico. Ele invoca grandes pensadores, para demonstrar o seu domínio do canône e atacar ferozmente algumas ideias, incluindo a ação afirmativa, reforma da imigração nos EUA e – arriscando ainda mais – o Islã, John Maynard Keynes e Jimmy Carter.
Embora o autor possa ter mérito por não recear ser politicamente incorreto, ele, por vezes, exagera ao cair em demagogia e reformular os fatos para suportar seus argumentos. Sua resposta aos problemas do mundo consiste em lidar o melhor possível com a realidade e manter as virtudes tradicionais, mas com pouca esperança em um futuro melhor.
Embora neutra quanto às questões políticas, a getAbstract considera que este desafio corajoso, até polêmico, à visão convencional oferece um ponto de vista claramente alternativo.

 

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta