Pablo Neruda – As Uvas E O Vento

Posted on Posted in Poesia

As Uvas E O Vento é o livro de poesia mais otimista de Pablo Neruda. Quando de seu surgimento, em 1954, a obra levantou uma polêmica não apenas poética, mas política: nela, o autor, um militante comunista, presta uma homenagem ao socialismo e ao tenso momento histórico do pós-guerra, pintando com sensibilidade e sonoridade painéis sobre homens, cidades e paisagens da Europa e da Ásia.
Neruda canta o futuro do mundo novo surgido da Segunda Guerra Mundial, que cura suas feridas e reconstrói suas sociedades. Em As Uvas E O Vento, o mais célebre e lido poeta do século XX – mensageiro de um profundo senso de irmandade entre os homens – faz, à sua maneira, um testemunho sobre a sua geração e dá boas vindas à alegria de viver.
Apesar de ser um dos livros mais importantes da etapa de Neruda posterior ao Canto Geral, As Uvas E O Vento é quiçá um dos menos conhecidos, em razão do que, depois de sua publicação em 1954, tem sido de difícil acesso fora das edições de obras completas do poeta.
Em torno ao eixo do itinerário de uma viagem à Europa que é um reencontro com uma geografia, com um passado cultural e com as tensões de um presente conflitivo ou o nascimento de novos regimes socialistas, Neruda descreve uma cartografia política e poética dos anos de pós-guerra, desde a Ilha Negra no Chile até a China de Mao.
Quando, na volta dos anos, o poeta abordar novamente alguns aspectos deste panorama, seu ponto de vista terá em algum caso variado, inclusive dramaticamente às vezes; mas o vigor expressivo, a fé no homem e a capacidade totalizadora de visão que pulsam em As Uvas E O Vento — grande hino europeu e asiático, depois do hino americano do Canto Geral — impõem sua grandeza e convicção mais além da circunstância histórica concreta em que se manifestaram.
Como em toda a obra de Neruda, canta-se, no mundo visível, o projeto de um mundo novo onde o homem seja homem, conciliado num âmbito humano.

   

 

 

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta