Joseph Campbell – O Poder Do Mito

Posted on Posted in Ciências Sociais, Religião

Fruto de entrevistas com Joseph Campbell, realizadas pelo destacado jornalista Bill Moyers, revela os saberes e a extraordinária jornada do maior especialista da mitologia mundial, numa brilhante combinação de sabedoria e humor.
O mito e o mundo moderno, a saga do herói, o caminho interior, os nascimentos virginais, sacrifício e bem-aventurança, amor e matrimônio, e mesmo os personagens de Guerra nas estrelas, são tratados de modo único, revelando a dimensão mítica na experiência humana e seu significado universal.
Esta conversação entre Bill Moyers e Joseph Campbell teve lugar em 1985 e 1986, no Rancho Skywalker, de George Lucas, e mais tarde no Museu de História Natural de Nova Iorque.
Muitos dos que leram a transcrição original, ficaram impressionados com a riqueza e abundância do material colhido durante as vinte e quatro horas de filmagem – muito do qual teve de ser cortado para resultar na minissérie de seis horas da PBS (Public Broadcasting System, rede de TV educativa, nos EUA). A ideia do livro nasceu do desejo de franquear este material também àqueles que se habituaram a apreciar Campbell através da leitura de seus livros, e não só aos espectadores da série.
Joseph Campbell, foi um estudioso que dedicou toda a sua vida ao estudo dos mitos e sua relação com as culturas, religiões, sociedades e, principalmente ao mito como uma verdade “o imaginário coletivo”.
Em nossa cultura atual, não importa em que ponto do planeta estejamos, o mito ainda é aceito como uma verdade causando dúvidas e equívocos tanto na vida cotidiana das pessoas como no contato com a realidade.
Em pleno século XXI o mito continua presente e profundamente arraigado nas crenças e tradições humanas, gerando sofrimentos, conflitos e fazendo da mente uma prisão cuja única saída é a superação do mito em troca da profunda liberdade interior. A aquisição da consciência plena somente é possível através da profunda compreensão do mito.

 

 

Assista aos demais episódios aqui.

Deixe uma resposta