Roberto Valdés Puentes & Andrea Maturano Longarezi (Orgs.) – A Didática No Âmbito Da Pós-Graduação Brasileira

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A Didática No Âmbito Da Pós-Graduação Brasileira traz resultados de pesquisas que foram desenvolvidas com o objetivo de identificar o lugar que a Didática vem ocupando no âmbito investigativo. Para isso, objetivou-se apreender o espaço conquistado por esse campo nos programas de pós-graduação em Educação no âmbito nacional, com base nas cinco regiões brasileiras (Nordeste, Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), no período de 2004 a 2010, visando identificar, quantificar, classificar e qualificar a pesquisa e a produção na área de Didática no Brasil.
O estudo empreendido foi desenvolvido com o intuito não somente de identificar o que se tem pesquisado e publicado sobre didática no âmbito da pós-graduação brasileira, mas também de qualificar essas pesquisas e produções.
Concentrou-se em estudar “quanto”, “o que” e “sobre o que” tem se produzido na área, bem como “onde” essa produção tem sido difundida.
Dessa maneira, a pesquisa consistiu num estado da arte sobre a produção no campo da Didática, além de ter se constituído, também, num processo de construção conceitual sobre Didática.
Para isso, foi desenvolvida em cinco etapas: 1ª) delimitação do campo conceitual da Didática; 2ª) identificação e seleção da população e da amostra da pesquisa, bem como levantamento das fontes de consulta dos dados; 3ª) construção da base de dados em que se sistematizou o estado da arte; 4ª) análise e discussão da Didática no âmbito investigativo; 5ª) identificação e qualificação dos veículos de divulgação da produção.
A primeira etapa, qual seja, delimitação do campo conceitual da Didática, fez-se necessária para que o grupo pudesse, mediante a mesma compreensão do que caracteriza a Didática e seu objeto de estudo, identificar e qualificar as pesquisas e produções como sendo ou não da área, bem como qualificá-la em campos e dimensões.
Isso porque o processo de identificação e seleção das linhas de pesquisa relacionadas à didática, bem como das pesquisas e produções dos professores credenciados nas referidas linhas, demandou uma discussão conceitual no que concerne ao conteúdo, método e bases teóricas da Didática.
Esse processo foi sistematizado de modo a permitir a construção, com o grupo, de um campo conceitual da didática, dadas suas especificidades na atualidade. Com base num estudo conceitual, foram elaboradas as diretrizes para identificação e qualificação das pesquisas e produções.

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