Maraisa Cristina Silva & Outros – Manual Ilustrado De Práticas Laboratoriais Em Imunologia

Posted on Posted in Biologia, Medicina

O Manual Ilustrado De Práticas Laboratoriais Em Imunologia conjuga a experiência do laboratório de pesquisadores com a didática de professores.
A obra integra a imunologia teórica com a prática de uma forma visualmente atrativa direcionada a diferentes leitores: acadêmicos dos cursos de graduação em Biomédicas, pós-graduandos e profissionais da área que queiram conhecer o passo-a-passo de diversos procedimentos e seus respectivos objetivos.
A Imunologia é composta por temas que explicam como o nosso sistema imune nos protege contra o desenvolvimento de diversos tipos de doenças, desde as infecciosas, inflamatórias e tumorais, bem como na rejeição de transplantes e mesmo na determinação da saúde.
Os exames laboratoriais complementares, que auxiliam no diagnóstico de diversas patologias, buscam relacionar a presença e interação de diversos componentes celulares e moleculares do sistema imune, em especial os anticorpos e linfócitos, com moléculas relacionadas ao agente agressor, conhecidas como antígenos. A interação entre antígeno e anticorpo in vitro é a base dos testes e práticas laboratoriais imunológicas e seu entendimento é importante para compreender como esse intrincado sistema “funciona”.
Técnicas laboratoriais em imunologia auxiliam a entender a Imunologia como ciência e a modificá-la, uma vez que a ciência não se copia, e sim se aperfeiçoa. Auxiliam ao aproximar o conhecimento científico da aplicabilidade prática, para pouco a pouco vencermos a luta contra as doenças. Auxiliam na formação de recursos humanos e no desenvolvimento social, com vistas a promover o direito à saúde.
Assim, o Manual Ilustrado De Práticas Laboratoriais Em Imunologia busca integrar a imunologia teórica com a prática de uma forma visualmente atrativa direcionada a diferentes tipos de leitores: acadêmicos dos cursos de graduação em Biomédicas, pós-graduandos e profissionais da área que queiram conhecer o passo-a-passo de diversos procedimentos e seus respectivos objetivos.
O Manual Ilustrado De Práticas Laboratoriais Em Imunologia poderá ser uma “ferramenta” e estar próximo à bancada de trabalho para uma consulta rápida ou mesmo ser um livro de cabeceira, em que nossos sonhos serão o limite.

Deixe uma resposta