Kleber Carlos Ribeiro Pinto – Aprendendo A Decidir Com A Pesquisa Operacional

Posted on Posted in Administração, Agronomia, Economia, Engenharia, Estatística, Matemática

A Pesquisa Operacional está presente em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado em Administração, Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Estatística e Matemática.
A Pesquisa Operacional proporciona ao analista, oriundo de diferentes áreas do conhecimento, uma maneira estruturada e sistemática de encontrar soluções para os problemas dos sistemas produtivos, sejam eles relacionados ao planejamento, execução ou controle das operações.
O objetivo principal deste livro é oferecer, ao aluno, um aprendizado referente aos princípios da Pesquisa Operacional e algumas de suas técnicas, permitindo-lhe que encontre soluções para uma série de problemas relacionados a sistemas produtivos.
Este livro está organizado em quatro partes: preliminares da Pesquisa Operacional; programação linear; análise de decisão probabilística e teoria das filas.
A primeira parte apresenta um breve histórico da disciplina e conceitos que permitem ao leitor a compreensão dos princípios da Pesquisa Operacional.
A segunda parte – programação linear – apresenta a elaboração de modelos de programação linear e os métodos de solução. Os modelos aqui apresentados representam os problemas de sistemas de produção de diferentes classes: alocação de recursos, composição do produto, composição do mix de produção, programação da produção, além do problema clássico de transporte.
Os métodos apresentados para dar solução aos problemas são: o Gráfico, o Simplex e métodos específicos para dar solução ao problema clássico do transporte. Esses métodos constituem-se em procedimentos algébricos e de iterações inerentes aos softwares de otimização ou quase otimização. Como instrumento computacional, esta segunda edição apresenta o uso da linguagem de Modelagem Gams a um exemplo de otimização das operações de uma empresa de transporte aéreo.
A terceira parte – análise de decisão probabilística – inclui procedimentos estatísticos para dar solução a problemas que envolvam estimativas futuras de mercado, incluindo a técnica de elaboração e análise dos problemas de árvore de decisão.
A quarta parte – a teoria das filas – trata dos métodos para indicar soluções aos problemas relacionados aos sistemas de filas.

Deixe uma resposta