Marco Tulio Costa – O Palhaço Está Em Greve

Posted on Posted in Literatura Infantojuvenil

O Palhaço Está em Greve é um divertido e belíssimo conto a ser lido independentemente da idade que se tenha pois através de seu humor caricato e de seu sarcasmo o livro trata de questões universais e do universo adulto de uma forma acessível, mas não menos crítica.
As coisas não andam nada bem no Circo Nacional. Apesar da casa cheia noite após noite, a renda da bilheteria não é repartida de forma justa. Pior: o leão está cada vez mais faminto! Do velho bordão “A gente ganha pouco, mas se diverte”, só a primeira parte está valendo.
Mas o palhaço Zé Hilário cansou da situação. Afinal, desde que casou com La Konga, a charmosa mulher-gorila, e constituiu família, a grana anda muito curta. E não é só ele quem reclama! O contorcionista Edmar Apior se desdobra e não vê o dinheiro esticar! Malaquias, o malabarista, está enlouquecido com tantos pratos, copos, contas.
Mas o equilibrista, Caio Calado, garante que é simples. Basta manter o olho na balança. Já o esquentado cuspidor de fogo logo avisa: o mágico — ele é que fazia o dinheiro desaparecer. Como um coelho na cartola!
Mesmo sem grande apoio, Hilário cansou de fazer papel de palhaço e decretou: greve. Por melhores salários, melhores condições de trabalho. Ninguém pode viver só de sorriso, certo? Mas uma surpresa promete deixar seu nariz ainda mais vermelho. Sua história ultrapassou a tenda do circo. E inflamou a plateia. E agora? O que acontecerá neste picadeiro?

Marco Túlio Costa é mineiro e rabiscou sua primeira história ainda menino, “Pedrinho em Xadrezópolis”, uma fantástica aventura dentro de um tabuleiro de xadrez. Túlio estreou na literatura infanto-juvenil com O MÁGICO DESINVENTOR, muito bem recebido pelo público e pela crítica especializada. Em seguida, lançou O LADRÃO DE PALAVRAS, considerado “altamente recomendável para o jovem” pela FNLIJ em 1984.

Deixe uma resposta